pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

IVAucher só chega a 1% dos restaurantes e hotéis

A uma semana do início da nova fase, as opções são limitadas a 1.500 estabelecimentos. Se as empresas não se registarem, os seus clientes ficam impedidos de terem um desconto de 50% nos consumos que fizerem a partir de 1 de outubro.

restauracao esplanada restaurante covid fechados encerramento restriçoes take away entrega comida em casa
restauracao esplanada restaurante covid fechados encerramento restriçoes take away entrega comida em casa Luís Vieira
24 de Setembro de 2021 às 07:59

Apenas 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura aderiram ao programa IVAucher. Este universo representa apenas 1,27% do total de 118 mil estabelecimentos abertos no país, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística citados esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias. A segunda fase do programa arranca na próxima semana a possibilidade de os contribuintes recuperarem o crédito que acumularam.

Os consumidores só poderão descontar o que montante do IVA que acumularam ao longo dos meses de verão em restaurantes, hotéis, lojas e espaços culturais que se inscrevam no programa. A uma semana do início da nova fase, as opções são limitadas a 1.500 estabelecimentos. Se as empresas não se registarem, os seus clientes ficam impedidos de terem um desconto de 50% nos consumos que fizerem a partir de 1 de outubro.

Segundo os dados divulgados pelo ministério tutelado por João Leão, entre 01 de junho e 31 de agosto, período que correspondeu à primeira fase do programa IVAucher, os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos setores em causa. A operadora do programa, SaltPay, e as entidades emissoras de cartões bancários desenvolveram a solução que permite utilizar o saldo do IVAucher.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio