pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Jerónimo abre hoje a loja mil na Polónia

A Biedronka abre hoje ao público a sua milésima loja na Polónia. O local para a unidade emblemática é a capital Varsóvia, cidade onde o grupo detém já outras 30 unidades de "discount".

24 de Setembro de 2007 às 00:10

A Biedronka abre hoje ao público a sua milésima loja na Polónia. O local para a unidade emblemática é a capital Varsóvia, cidade onde o grupo detém já outras 30 unidades de "discount".

A JM entrou na Polónia na primeira metade da década de 90, e o facto de ter sido a única presença internacional que não alienou nos 10 anos seguintes (embora a tenha reduzido, vendendo os hipermercados e a cadeia grossista) tem vindo claramente a compensar. O crescimento a um ritmo "brutal" da Biedronka, como caracterizou Soares dos Santos na entrevista à SIC, (avançou 34,2% no semestre, contra uma subida de 15,6% do Feira Nova e um aumento de 9,5% do Pingo Doce), tem vindo a alavancar o desenvolvimento da JM nos últimos anos e reflecte-se no peso que tem hoje no balanço consolidado.

Face aos resultados anuais de 2006, em que as vendas na Polónia ascenderam a 1,71 mil milhões de euros (38,7% do total, superando pela primeira vez as vendas do retalho em Portugal), o primeiro semestre de 2007 encerrou com vendas da Biedronka de 1,06 mil milhões de euros, representativas de 44% do consolidado pelo grupo, contra 36% do retalho em Portugal. Em 2008, o grupo aponta para que metade do negócio total (incluindo comércio por grosso, indústria e representações) seja gerado na Polónia, onde vai investir 500 milhões de euros até 2009 e criar mais 6 mil empregos. Hoje emprega lá cerca de 17 mil trabalhadores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio