pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

João Bento substituído na liderança dos CTT em abril

O atual administrador financeiro, Guy Pacheco, será proposto pelos principais acionistas para suceder ao atual CEO dos Correios, que está no cargo desde 2019, na próxima assembleia-geral da empresa.

João Bento
João Bento Duarte Roriz
07 de Janeiro de 2026 às 22:26

Por decisão pessoal, o CEO dos CTT, João Bento, vai sair de funções em abril de 2026, na próxima assembleia-geral da empresa. Para o substituir, os principais acionistas propõem o nome de Guy Pacheco, atual CFO da empresa, que será eleito na mesma ocasião.  

Em comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os Correios anunciaram que João Bento, “tendo completado 65 anos, decidiu, conforme o seu plano pessoal, terminar a sua carreira executiva no final do atual mandato do Conselho de Administração dos CTT, concluindo assim as suas funções na próxima Assembleia Geral Anual, a 30 de abril de 2026”.

A empresa refere também que, “após um ponderado processo realizado no âmbito da chamada Política de Sucessão dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização dos CTT”, um grupo de acionistas que inclui o Grupo Manuel Champalimaud, Indumenta Pueri, Greenwood Investors e Grupo Sousa, irá propor que Guy Pacheco seja eleito como CEO na próxima assembleia-geral. 

Os acionistas propõem ainda a recondução de João Sousa como CCO (chief commercial officer) para o mandato 2026-28. “A Comissão Executiva dos CTT manterá assim um núcleo de executivos responsáveis pela definição e execução da estratégia dos dois últimos mandatos”, assinala o comunicado. Quanto ao novo CFO, já selecionado, será "comunicado oportunamente, assim assegurando-se a adequada transição na liderança financeira".

João Bento integra o Conselho de Administração dos CTT desde 2017, como administrador não executivo, tendo ascendido a CEO em maio de 2019. “Durante o seu mandato como CEO liderou com sucesso a profunda transformação dos CTT de operador postal português para um player líder em logística na Península Ibérica”, assinala a empresa.

Sobre o sucessor apontado, entrou também para a administração da empresa em 2017, mas já como responsável financeiro, o mesmo cargo que tinha ocupado na PT Portugal. “Desde então, desempenhou um papel fundamental na transformação da Empresa, estando diretamente envolvido na definição e execução das decisões estratégicas, operacionais e de alocação de capital dos CTT ao longo de dois mandatos de gestão completos”. 

Com a recondução de João Sousa, “que tem liderado a estratégia e execução comercial tanto do Correio & Serviços como as Soluções de Comércio Eletrónico”, a equipa executiva “vai manter um elevado grau de continuidade com os últimos mandatos”, reiteram os CTT.

Num comunicado dos CTT à parte, João Bento refere que "há muito que decidira terminar funções executivas aos 65 anos, e apenas uma sensação de missão não-cumprida me teria feito alterar tal decisão. Felizmente, não só não é o caso, como também está assegurada a sucessão de forma muito sólida, pelo que partirei sentindo-me muito realizado com o que ajudei a fazer e muito tranquilo quanto ao futuro da empresa e da sua liderança”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio