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Larvas de insecto e gatos de café alimentam negócios no Minho

Bioplásticos a partir das borras do café, um café para amantes de gatos e larvas de insecto que valorizam resíduos orgânicos são algumas das oito ideias de negócios apoiadas pelo IdeaLab da Universidade do Minho.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 15:48
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O IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio (www.tecminho.uminho.pt), uma iniciativa criada em 2009 pela Universidade do Minho (UMinho) e que é promovida pelo Tecminho, já apoiou mais de 190 ideias de negócio e cerca de 400 empreendedores ligados a esta instituição universitária. "Daqui saíram 33 empresas já afirmadas no mercado, como a Earboxwear, a Geojustiça, a SilicoLife e a Fermentum", destaca a UMinho, em comunicado.

A 14.ª edição da IdeaLab está em curso e na próxima quarta-feira, dia 23, realiza-se a sessão final da iniciativa, no campus de Gualtar da UMinho, em Braga, e que dará a conhecer oito ideias de negócio.

O mostruário de ideias é constituído por peças de cutelaria coloridas, bioplásticos a partir das borras do café, um espaço único para amantes de gatos, larvas de insecto que valorizam resíduos orgânicos, novos produtos para atletas de cadeiras de rodas, o museu interactivo da História de Portugal, alimentos naturais para o pequeno-almoço e uma rede de equipamentos de impressão 3D.

Durante cinco meses, os 19 empreendedores envolvidos – que são de diferentes áreas, como ciências sociais, engenharia ou economia - foram apoiados a desenvolverem competências, avaliarem o mercado e criarem o plano de negócios de modo a prepararem o lançamento da sua empresa.

O painel de convidados, que irão avaliar as ideias de negócio, integra responsáveis da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), F3M, Invicta Angels e Vimangels.

Conheça agora cada uma das oito ideias de negócio que integram a 14.ª edição da IdeaLab:

AticWheel

"A AtivWheel pretende desenvolver produtos para treino desportivo e de reabilitação para utilizadores de cadeira de rodas. Os produtos desenvolvidos são uma roda instrumentada com sensores electrónicos que serve para monitorizar e armazenar o desempenho mecânico do utilizador de cadeira de rodas. Os sensores permitem avaliar a força, velocidade, cadência e distância percorrida. Este produto destina-se essencialmente a atletas de ‘wheelchair racing’, para estes poderem acompanhar o seu desempenho ao longo do treino/prova, bem como compará-lo com treino/provas anteriores."

 

B-Koffe

"A B-Koffe é uma empresa que desenvolve e produz compósitos de polímeros com borras de café, a serem usados na produção de painéis de decoração de interiores. Devido à grande percentagem de incorporação de borras de café e à natureza dos polímeros utilizados, a B-Koffe disponibiliza compósitos amigos do ambiente e compósitos 100% biodegradáveis, obtidos com polímeros biodegradáveis oriundos de fontes renováveis. A B-Koffe pretende deste modo ser uma empresa de referência no desenvolvimento de matérias-primas de qualidade, valorizando as de borras de café."

Grubs

"A Grubs é uma empresa que se dedica à transformação e valorização de resíduos orgânicos através da utilização de larvas de insecto. O processo envolve a criação de larvas de insecto e sua posterior utilização na formulação de alimentos compostos para alimentação de peixes de piscicultura. O resíduo orgânico, depois de digerido pelas larvas, transforma-se em fertilizante agrícola que será também comercializado. A natural evolução da legislação europeia relativamente à utilização de insectos na indústria alimentar vai no sentido de permitir a sua utilização na alimentação de aves, suínos e humanos o que representa, para a Grubs, um incrível potencial de expansão e diversificação."

Museu Interactivo de História

"O Museu Interactivo de História pretende ser uma atracção turística-cultural na cidade do Porto. O museu fará uma abordagem moderna sobre temas controversos da História de Portugal e será orientado para turistas estrangeiros e portugueses mas também para públicos escolares. A visita ao museu será uma "viagem" marcante a nível visual e emocional."

Nano-Mod

"Pela modificação química e topográfica de superfícies metálicas e através do processo electroquímico de anodização, a Nano-Mod pretende criar soluções à medida dos clientes. Focamos os nossos esforços na personalização de peças de cutelaria colorida, quer para uso profissional ou doméstico, sem perder o aspecto metálico característico. Desta forma, e trabalhando directamente com a indústria de cutelarias, queremos colmatar a falha de cores que esta, pelas técnicas usualmente utilizadas não consegue obter, sem perder as qualidades mecânicas requeridas e a um preço competitivo."

O Gato Português

"O Gato Português é o primeiro "Cat Coffee" a abrir as portas na cidade do Porto. Pretendemos promover uma experiência animal num espaço com as características associadas ao ambiente caseiro, numa espécie de refúgio à selva urbana. Acreditamos também que, fruto das parcerias internacionais, o Gato Português pode ser o ponto de referência para todos os 'cat lovers' que visitem a cidade do Porto."

Simplu /natural store/

"A pensar nas pessoas que procuram melhorar ou manter uma boa alimentação, foi criada a Simplu, uma marca nacional de alimentação natural, que produz, artesanalmente, produtos de pequeno-almoço e ‘nutribreaks’. Juntando o sabor à alimentação saudável, a Simplu procura criar produtos ‘healtasty’, nutricionalmente ricos e únicos, no sabor e no aspecto. Com uma forte aposta nos produtos sazonais, são valorizados os alimentos biológicos, naturais e 100% vegetais. Na cozinha da Simplu a mensagem é clara: não entra qualquer aditivo químico ou ingrediente refinado. A jovem marca portuguesa procura simplificar e recuperar os valores originais da alimentação, dando total prioridade aos ingredientes simples, puros e naturais, produzidos de forma sustentável."

Xpim 3D

"A Xpim é uma empresa que presta serviço de impressão 3D. Tirando vantagens da utilização de equipamento de construção própria, o foco inicial é direccionado a segmentos de consumidores aos quais os serviços de impressão 3D actuais não revelam interesse ou não estão acessíveis - seja por limitações técnicas ou relacionadas com custos. Conseguimos assim prestar um serviço competitivo e único. A diversificação passará por alcançar novos segmentos, (nomeadamente a indústria), pelo alargar das técnicas de prototipagem disponíveis e pelo desenvolvimento e comercialização de equipamento de impressão 3D, assim como a sua manutenção." 

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