pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mervyn King: "Há algo de muito errado" na City

Governador do Banco de Inglaterra recusou responder se Robert Diamond tem condições para permanecer à frente do Barclays depois de o banco ter sido condenado por manipulação da taxa de juro inter-bancárias Libor. O governador optou considerações genéricas, mas graves.

29 de Junho de 2012 às 15:51

O governador não respondeu às perguntas dos jornalistas, optando por tecer acusações graves sobre a City. "É tempo de fazer qualquer coisa com o sistema bancário". "Muitos dos que trabalham na indústria bancária são trabalhadores árduos que se sentem profundamente desapontados por alguns dos seus colegas e dirigentes", disse, citado pelo "The Guardian".

Recorde-se que o Barclays foi ontem multado em 290 milhões de libras (362 milhões de euros) pelos reguladores britânicos (que pediram a demissão de Diamond) e norte-americanos devido a alegada manipulação da taxa interbancária Libor.

A multa será paga às autoridades financeiras do Reino Unido e dos Estados Unidos e o presidente executivo da instituição já garantiu que ele e os outros gestores de topo do banco aceitam, em consequência, perder os bónus relativos a 2012.

As coimas acordadas com as autoridades britânicas e norte-americana são, segundo a agência Bloomberg, as mais altas que estas entidades alguma vez impuseram. O Barclays chegou a acordo com a autoridade financeira britânica (FSA) e com a comissão norte-americana de negociação de futuros (CFTC) na investigação.

O Barclays também alcançou um entendimento com o departamento de Justiça dos Estados Unidos, de acordo com um comunicado colocado na página de Internet do banco.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio