Empresas Morreu Domingos Piedade, o sr. automobilismo

Morreu Domingos Piedade, o sr. automobilismo

Domingos Piedade ocupou quase todas as profissões no mundo automóvel. Foi jornalista e vice presidente da AMG, a parte desportiva da Mercedes.
Morreu Domingos Piedade, o sr. automobilismo
Negócios 01 de dezembro de 2019 às 09:56
Faleceu no sábado, 30 de novembro, aos 75 anos de idade, Domingos Piedade, jornalista, comentador, ex-vice-presidente da Mercedes AMG e que também passou pelo conselho de administração do Circuito do Estoril.

Domingos Piedade teve um percurso profissional sempre ligado ao mundo automóvel, onde colecionou vitórias no campeonatos de carros de turismos, ralis, Fórmula 1 e Le Mans, nas mais variadas funções.

A par do também falecido Alfredo César Torres, foi uma das maiores figuras portuguesas ligadas ao desporto motorizado, sendo amigo próximo de Ayrton Senna e responsável pela "descoberta" do jovem piloto de karts Michael Schumacher e pela gestão de carreira do alemão até à sua entrada na Fórmula 1.

Na Fórmula 1, onde teve papel importante na entrada de Pedro Lamy como piloto, foi ainda responsável por algumas inovações, como a criação do 'medical car', hoje obrigatório em todas as partidas de desportos motorizados.

Domingos Piedade, que recebeu um diagnóstico de um cancro do pulmão em fevereiro de 2017, era casado com a antiga apresentadora da RTP, Ana Paula Reis. O casal tinha dois filhos, João e Manuel.

"O automobilismo português está de luto", sublinhou o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, em declarações à Agência Lusa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Domingos Piedade, que recordou como "uma figura maior" que tudo fez pela projeção do automobilismo. 

"Domingos Piedade dedicou toda a sua vida ao automobilismo, em Portugal e no estrangeiro. Diretor desportivo de diversas equipas automóveis, diretor do Circuito do Estoril, comentador televisivo e grande entusiasta do automobilismo em geral e da Fórmula 1 em particular, foi uma figura maior que tudo fez pela projeção da modalidade e do nosso país", recorda Marcelo Rebelo de Sousa numa nota divulgada no site da Presidência da República.




Marketing Automation certified by E-GOI