Nokia e Microsoft apresentam novo Windows Phone em Portugal (act.)
A Nokia e a Microsoft estão a lançar hoje, em Portugal, os novos Windows Phone, fruto da sua parceria, os Lumia 800 e 710.
"Os novos dispositivos estarão à venda a partir de 5ª feira em 122 lojas onde poderão experimentar o novo Windows Phone, estarão também na Fnac, na Worten e nos três operadores", disse Luís Peixe, director da Nokia em Portugal, durante a apresentação dos Lumia 800 e 710.
Cláudia Goya, directoral-geral da Microsoft Portugal, sublinhou que, não obstante a retracção do mercado, acredita "que o que traz muita inovação poderá trazer uma disrupção ao mercado para poder bater-se com esse cenário menos positivo".
Segundo os últimos números citados pela imprensa internacional, a Microsoft e a Nokia deverão ter vendido 1,3 milhões de unidades da linha Lumia. As projecções dos 22 analistas, contactados pela Bloomberg, apontavam para vendas entre os 800 mil unidades e 2 milhões.
No entanto, estes números ainda estão abaixo do alcançado pela sua rival Apple. O iPhone 4S, lançado em Outubro de 2011, alcançou um milhão de unidades vendidas apenas nas primeiras 24 horas do período de pré-venda.
Desde que anunciou a parceria com a Microsoft, em Fevereiro de 2011, a Nokia já lançou três "smartphones" com sistema Windows Phone.
A consultora IHS prevê que o sistema operativo da Microsoft, o Windows Phone, deverá beneficiar da parceria entre a Microsoft e a Nokia, podendo inclusive ultrapassar o Apple iOS em quota de mercado em 2015.
O Nokia Lumia 800, que chega agora a Portugal, tem um design semelhante ao já disponível N9. Tem um visor curvo de ecrã táctil de vidro ClearBlack AMOLED de 3,7" integrado num corpo de uma só peça.
O novo equipamento que vem com o sistema operativo da Microsoft tem uma câmara de 8 megapixels, pesa 142 g e tem um tempo de conversação em 3G de 9,5h.
O Nokia Lumia 710 tem um visor ClearBlack, ecrã táctil de 3,7", vem com uma câmara de 5 megapixels. No total pesa 126 g e tem um tempo de conversação máximo de 7,6 h.
Para o lançamento do novo Windows Phone, a Microsoft Portugal deu a conhecer ainda, a versão portuguesa do seu motor de pesquisa Bing, um resultado que diz ser reflexo do trabalho desenvolvido em Portugal no seu centro de Investigação e Desenvolvimento.
Mais lidas