Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pais do Amaral compra Publicações Dom Quixote (act.)

O Grupo Editorial de Miguel Pais do Amaral acabou de finalizar a aquisição das Publicações Dom Quixote, sendo a sexta aquisição do ano, avançou a empresa em comunicado.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 28 de Dezembro de 2007 às 17:33
  • Partilhar artigo
  • ...

O Grupo Editorial de Miguel Pais do Amaral acabou de finalizar a aquisição das Publicações Dom Quixote, sendo a sexta aquisição do ano, avançou a empresa em comunicado.

A entrada de Pais do Amaral no mercado livreiro ocorreu no início deste ano com a aquisição da Texto Editores, tendo o antigo patrão da Media Capital alargado o seu portfolio nesta área através da compra das editoras Caminho, ASA e Gaia Livro.

A D. Quixote, fundada em 1965, foi adquirida em 1999 pelo grupo espanhol Planeta.

"A Dom Quixote vem reforçar a liderança do Grupo de Miguel Pais do Amaral na área das edições gerais e posicionar o grupo com uma confortável vice-liderança no segmento das edições escolares e para-escolares", diz a empresa em comunicado.

Para Miguel Pais do Amaral a compra da Dom Quixote "finaliza o primeiro ciclo de aquisições com vista à criação de um grupo editorial líder de mercado em Portugal e nos países africanos de expressão portuguesa. Seguir-se-á uma fase de reorganização interna e de crescimento orgânico, que a médio prazo permitirá criar um grupo suficientemente forte para iniciar um segundo ciclo de aquisições fora de Portugal, nomeadamente no mercado brasileiro".

Para além da Dom Quixote, o grupo finalizou ontem a aquisição das Edições Nova Gaia, editora especializada em livros escolares e para-escolares (auxiliares) com sede na Maia. Esta aquisição permite ao grupo reclamar uma posição de vice-liderança no segmento de edições escolares, com uma quota de mercado próxima dos 30%.

O acordo para aquisição da Nova Gaia, cuja autorização foi requerida à Autoridade da Concorrência, foi firmado pelas partes em 18 de Setembro último, mas só ontem foi finalizada. Para além das habituais auditorias (due diligence), esta aquisição teve de contar com a não oposição da Autoridade da Concorrência, cujo parecer positivo foi concedido em 24 de Outubro último.

A Edições Nova Gaia nasceu em Janeiro de 1985, inicialmente vocacionada para a edição de livros de Fichas de Avaliação.

Ver comentários
Outras Notícias