Papa inaugura portal multimédia na quarta-feira
O papa vai inaugurar na quarta-feira o primeiro portal multimédia de notícias do Vaticano (news.va), em várias línguas, para tornar a comunicação mais acessível, anunciou hoje a Santa Sé.
Sinal do interesse pessoal que o papa atribui à comunicação com o mundo moderno, será Bento XVI que lançará o portal, na data simbólica do sexagésimo aniversário da sua ordenação, declarou o presidente do Conselho pontifício para as comunicações sociais, Claudio Maria Celli.
Os internautas terão acesso a todas as posições da Santa Sé, documentos eclesiásticos e históricos, já acessíveis no sítio vatican.va, mas também às principais notícias (em texto e em imagens) de diferentes media sobre o Vaticano: o diário L'Osservatore Romano, que celebra os 150 anos, a Rádio Vaticano, o CTV (Centro Televisivo do Vaticano), o Vatican Information Service e a agência missionária Fides.
Esta iniciativa sublinha e fortalece a colaboração entre os 'media' da Santa Sé. Contrariamente a alguns estereótipos, a Santa Sé, o papa e a secretaria de Estado são muito sensíveis às comunicações, declarou em conferência de imprensa Giovanni Maria Vian, diretor do L'Osservatore Romano.
Inicialmente, o sítio na Internet estará em inglês e italiano. Depois do verão, uma outra língua, provavelmente o espanhol, será introduzida. O Vaticano pretende que o sítio inclua também o francês, português e alemão.
Celli acrescentou que este sítio não terá uma linha editorial específica, cada media manterá a autonomia própria.
A Igreja está consciente de que cada vez mais pessoas, sobretudo os jovens, recebem informações de forma imediata, nos computadores portáteis, e quer ser acessível de forma simples.
Outras medidas foram tomadas recentemente pela Igreja no domínio do multimédia. Em Maio, 150 bloguistas dialogaram com responsáveis do Vaticano, que começou também a colaborar com as redes sociais Facebook e YouTube.
Mais lidas