Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pirelli coloca à venda posição de referência na Telecom Itália

A Pirelli anunciou ontem que está a estudar a venda da sua participação de 80% na Olímpia, a maior accionista da Telecom Itália com 18% das acções deste grupo de telecomunicações. O mercado aplaudiu esta decisão da Pirelli, com os títulos da empresa a sub

Filipe Paiva Cardoso filipecardoso@mediafin.pt 13 de Março de 2007 às 11:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Pirelli anunciou ontem que está a estudar a venda da sua participação de 80% na Olímpia, a maior accionista da Telecom Itália com 18% das acções deste grupo de telecomunicações. O mercado aplaudiu esta decisão da Pirelli, com os títulos da empresa a subirem 8% na sessão de hoje.

No ano passado a posição da fabricante de pneus na Telecom Itália desvalorizou mais de mil milhões de euros, graças à queda em bolsa das acções da operadora. Há cinco anos a Olímpia adquiriu as acções da "telecom" italiana por 4,17 euros, tendo desde então o título caído para os 2,12 euros.

Assim a Pirelli optou por pedir ao seu presidente, Marco Tronchetti Provera, para "explorar todas as possíveis opções" para conseguir "a melhor valorização estratégica do seu activo".

A Telefónica tem sido apontada como uma provável compradora da posição da Pirelli na Olímpia, ainda que em Itália se apontem também outros operadores estrangeiros, bancos ou empresas de capital de risco. A posição de 80% da Pirelli na Olímpia está avaliada em mais de 6 mil milhões de euros.

Espanhóis e italianos mantiveram conversações durante o mês de Fevereiro sobre a possível entrada – com posição minoritária – da Telefónica na Telecom Itália, através da aquisição de até 30% da Olímpia, conversações essas que porém foram "congeladas" por César Alierta, CEO do grupo espanhol.

Segundo o "Expansión" de hoje, com a vontade dos italianos em abdicarem de toda a sua participação na accionista maioritária da Telecom Itália, é provável que a Telefónica volte à mesa de reuniões da Pirelli.

Outras Notícias