pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugal pede 700 milhões em fundos europeus para alta velocidade Lisboa-Porto

Acesso aos fundos exigirá migração de bitola ibérica para europeia até 2030, mas Portugal confia na flexibilização das regras.

alta velocidade, ferrovia
alta velocidade, ferrovia João Cortesão
18 de Agosto de 2023 às 09:34

Portugal vai recorrer a fundos europeus no valor de 700 milhões de euros para a construção da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, escreve nesta sexta-feira o semanário Expresso.

 

Segundo o jornal, a candidatura terá de ser apresentada até ao final de janeiro de 2024 e estaria em dúvida a possibilidade de acesso face às recomendações europeias para a adoção de bitola (distância entre carris) europeia, e não ibérica, que é opção assumida por Portugal.

 

O jornal escreve que, de acordo com uma proposta de regulamento relativo às orientações da rede transeuropeia de transporte - que ainda não está aprovada - é possível Portugal candidatar-se aos fundos nesses termos desde que faça a migração para a bitola europeia até final de 2030.

 

Contudo, o projeto português só estará construído após 2030, com o Governo a confiar na possibilidade de flexibilização de prazos até lá. O Expresso escreve ainda que o Governo português pretende explicar à Comissão Europeia que avançar com bitola europeia traria mais prejuízos que benefícios ao país.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio