Preço médio dos seguros de saúde subiu 41% em quatro anos
Mais de quatro milhões de utente têm seguros de saúde privados. Preço médio das apólices por pessoa subiu 41%. Dados são da ASF, que se mostra preocupada com novos aumentos em 2026.
- 3
- ...
Em cinco anos, o preço médio das apólices por pessoa dos seguros de saúde privados subiu quase 41%, refere esta sexta-feira o Jornal de Notícias, citando dados do regulador.
De acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), mais de quatro milhões de pessoas tinham seguro de saúde, em apólice individual ou de grupo, ou seja, como benefício dos empregadores.
Entre 2019 e 2024, o prémio médio anual por pessoa passou de 297 euros para 418 euros, uma subida de 41%. O envelhecimento da população, o crescimento das doenças crónicas e a evolução dos tratamentos médicos são justificações dadas pelas seguradoras ouvidas pelo jornal.
Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o presidente da ASF revelou há dias preocupação com a possibilidade de os preços subirem 10% no próximo ano. “Preocupa-me que seguros de saúde possam ficar incomportáveis”, disse Gabriel Bernardino.
Mais lidas