pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Preço médio dos seguros de saúde subiu 41% em quatro anos

Mais de quatro milhões de utente têm seguros de saúde privados. Preço médio das apólices por pessoa subiu 41%. Dados são da ASF, que se mostra preocupada com novos aumentos em 2026.

Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, Gabriel Bernardino mostrou-se preocupado com novas subidas no próximo ano.
Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, Gabriel Bernardino mostrou-se preocupado com novas subidas no próximo ano. Miguel Baltazar
19 de Dezembro de 2025 às 09:12

Em cinco anos, o preço médio das apólices por pessoa dos seguros de saúde privados subiu quase 41%, , citando dados do regulador.

De acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), mais de quatro milhões de pessoas tinham seguro de saúde, em apólice individual ou de grupo, ou seja, como benefício dos empregadores.

Entre 2019 e 2024, o prémio médio anual por pessoa passou de 297 euros para 418 euros, uma subida de 41%. O envelhecimento da população, o crescimento das doenças crónicas e a evolução dos tratamentos médicos são justificações dadas pelas seguradoras ouvidas pelo jornal.

Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o presidente da ASF revelou há dias preocupação com a possibilidade de os preços subirem 10% no próximo ano. “Preocupa-me que seguros de saúde possam ficar incomportáveis”, disse Gabriel Bernardino.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio