Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Assista em directo à entrega dos prémios Digital Awards

De um total de 74 projectos de transformação digital das empresas, saíram oito vencedores em outras tantas categorias. Prémios são entregues hoje numa conferência em Lisboa. Assista em directo à transmissão do evento.

Inês Lourenço
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 21 de Junho de 2016 às 09:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Vão ser conhecidos esta terça-feira os vencedores dos prémios Portugal Digital Awards. O objectivo destes galardões é premiar os projectos de transformação digital de empresas e entidades públicas. Não se trata de premiar empresas start-up, mas sobretudo empresas que estão há vários anos no mercado, para quem a mudança para o digital é um imperativo.

Dos 74 projectos que foram validados, o júri escolheu um vencedor para as oito categorias em avaliação e várias menções honrosas. As categorias são: Best Digital Transformation; Best Digital Idea, Best Digital Leader, Best Digital Workplace, Best Digital Engagement, Best Digital Product, Best Return on Digital investment e Best Digital Strategic tool.

Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal, revela que ficou surpreendido com o número de candidaturas a este prémio. "Validamos 74 projectos. Foi um número acima do que estava previsto. Prevíamos [validar] 40 a 50 candidaturas. Tivemos vários sectores representados", diz. O responsável considera que a grande maioria dos projectos eram "interessantes". "É importante referir que o que estamos a avaliar são projectos de transformação digital de empresas que já existem no mercado há 10, 15, 100 anos. Estamos a avaliar projectos de transformação digital e não start-ups".

Entre os projectos validados há um número assinalável de iniciativas que estão ligada ao sector da saúde. O líder da IDC em Portugal considera que isto se deve ao facto desta área ser "uma das que mais pressão tem tido para melhorar o serviço ao paciente e reduzir custos". "Estas novas tecnologias vêm criar condições para que se faça essa transformação. É um sector que está sob pressão em que os benefícios da tecnologia são enormes", acrescenta.

Sofia Mendes, Directora de Large and Public da Vodafone, salienta que "a qualidade [dos projectos validados] foi muito interessante", sendo que alguns dos quais "estão a decorrer há algum tempo". Por isso, admite que a escolha não foi fácil.

A responsável da Vodafone deixa, ainda assim, uma sugestão: "talvez trazer sectores mais diversificados"e desafiar mesmo alguns sectores a participarem e a mostrarem o que se está a fazer.

Pedro Afonso, da Novabase, admite que: "tivemos uma boa base de análise". "Um dos objectivos que tínhamos, de ter um reduzido número de ‘apps’ e um maior número de projectos de transformação, foi plenamente atingido". O responsável da tecnológica revela que o maior desafio para eleger os vencedores "foi quando tivemos que decidir entre projectos que, do ponto de vista de Digital Transformation eram semelhantes, mas resolviam problemas diferentes às pessoas". "Foi necessário optar, e nos vários casos fizemo-lo por projectos em diversos sectores (saúde, construção, etc)", acrescenta Pedro Afonso. 

Ver comentários
Saber mais Portugal Digital Awards Best Digital Transformation Best Digital Idea Best Digital Leader Best Digital Workplace Best Digital Engagement Best Digital Product Best Return Best Digital Strategic IDC Portugal IDC Pedro Afonso Sofia Mendes
Mais lidas
Outras Notícias