Qatar interessado na Porsche
A Porsche revelou que está em negociações exclusivas com o Qatar. Este Estado do Golfo Pérsico poderá vir a adquirir uma participação na empresa alemã, numa altura em que a Porsche enfrenta uma dívida de 9 mil milhões de euros.
A Porsche revelou que está em negociações exclusivas com o Qatar. Este Estado do Golfo Pérsico poderá vir a adquirir uma participação na empresa alemã, numa altura em que a Porsche enfrenta uma dívida de 9 mil milhões de euros.
No mês passado, a Porsche e a família Piech, que controla a empresa, concordaram com a entrada de um novo investidor no capital da empresa. Esta decisão ocorre numa altura em que a Porsche enfrenta uma dívida de 9 mil milhões de euros.
No entanto, o analista do Credit Suisse, Arndt Ellinghorst, afirma que o investimento do Qatar na Porsche vai diluir a autoridade da família Piech na empresa e tornar o negócio "altamente complexo". "A solução mais simples é vender as operações automóveis à Volkswagen", defende Ellinghorst.
A Porsche e a VW têm estado em negociações para criar uma empresa integrada. No entanto, estas negociações foram interrompidas, no mês passado, depois de dois membros da empresa terem pedido para abandonar as negociações.
Os países da região do Golfo estão a tornar-se os principais investidores da indústria automóvel alemã. Em Março, a Abu Dhabi’s Aabar Investments comprou 9,1% da Daimler por 1,95 mil milhões de euros, tornando-se, assim, a maior accionista da empresa. O Kuwait é o segundo maior accionista da empresa com uma participação de 6,9%.
Mais lidas