"Ainda não temos data para ter o Windows Phone em Portugal"
A Nokia Portugal apresentou, ontem, o novo "smartphone" N9, no dia em que a nível mundial a fabricante finlandesa assegurou que o primeiro Nokia com Windows Phone será lançado na próxima semana. Em Portugal "ainda não temos data", assegurou Luís Peixe, director geral da subsidiária portuguesa.
A Nokia Portugal escolheu o Casino de Lisboa para apresentar do seu mais recente “smartphone”, N9. O primeiro e último que terá o sistema operativo MeeGo.
Em conversa com o Negócios, Luís Peixe, director-geral da Nokia contou: “é sabido qual é a nossa estratégia para os ‘smartphones’, estamos a passar para o Windows Phone, mas também sabemos que as pessoas estão sempre disponíveis para experimentar coisas novas como é este N9”.
“A Nokia está a desenvolver esta estratégia (do Windows Phone), e o lançamento será faseado”, desconhecendo-se quando acontecerá de Portugal, acrescentou o mesmo responsável.
Na apresentação do N9, Luís Peixe referiu que o novo smartphone trará “uma verdadeira aposta é na experiencia de utilização”.
Ao Negócios, quando questionado como iria convencer a comprar o “smartphone” que irá anteceder ao esperado lançamento do primeiro dispositivo da Nokia com Windows Phone, resultado da parceria com a Microsoft, Luís Peixe disse: “a nossa convicção é que existe apetência para este tipo produtos. Este telemóvel tem como base o Linux e nós já tivemos experiências muito boas neste campo”.
Apesar de ter perdido a liderança para a Samsung, no segundo trimestre, a Nokia continua a ter apenas um único objectivo: “crescer, crescer”, afirmou Luís Peixe.
As vendas de telemóveis caíram 19% em Portugal no segundo trimestre deste ano, para 1,36 milhões, face a igual período de 2010, com a Samsung a destronar a Nokia.
O crescimento de 39% nas vendas de 'smartphones', para 377 mil unidades, não foi suficiente para fazer face à queda de 30% verificada no segmento dos telemóveis tradicionais, para 981 mil equipamentos, uma vez que estes ainda representam 72 por cento das vendas totais de telemóveis vendidos.
No segundo trimestre deste ano, a Samsung vendeu 557 mil equipamentos, o que representa um aumento de 13 por cento face a igual período do ano anterior, liderando o mercado com uma quota de 41 por cento.
Já a Nokia ocupa a segunda posição com uma quota de mercado de 24% e 324 mil unidades vendidas no mesmo período, correspondentes a uma queda de 52%.
O lançamento dos modelos com o novo sistema operativo da Microsoft está previsto para o último trimestre deste ano, o que está a afectar as vendas do fabricante finlandês.
Mais lidas