Riqueza dos multimilionários chineses aumenta durante a crise financeira
Wang Chuanfu viu a sua riqueza aumentar cinco vezes depois de Warren Buffett comprar uma participação de 10% na BYD. Wang é agora o homem mais rico da China com uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de dólares. Mas não foi o único investidor chinês que viu a sua riqueza aumentar durante a recente crise financeira. O número de multimilionários no país aumentou de 101 para 130, um valor apenas superado pelos Estados Unidos.
| Wang Chuanfu |
![]() |
| O homem mais rico da China |
"Os ricos estão a ficar mais ricos", escreve a agência Reuters a propósito do Relatório Hurun que revela que a riqueza média dos milionários chineses aumentou, durante o último ano, em um terço para 571 milhões de dólares.
Actualmente o número de multimilionários chineses, com fortunas em dólares, atingiu os 130, mais 29 do que no ano passado, tendo superado a Rússia (32) e a Índia (24). À frente da China, apenas os Estados Unidos, com 359 multimilionários.
Rupert Hoogewerf, criador e director deste relatório, afirma que o "verdadeiro" número de multimilionários na China pode ser o dobro do que é conhecido. "Continua a existir um grande número de multimilionários que se mantêm fora dos radares. Pessoas que conseguem criar elevadas riquezas longe da atenção do público", afirmou Rupert Hoogewerf em declarações à agência AFP.
"Desde 2004 que o número de pessoas com riquezas individuais iguais ou superiores a 150 milhões de dólares aumentou 10 vezes. Em 2004, havia apenas 100 pessoas com 150 milhões de dólares. Actualmente, há mil", recorda Hoogewerf.
O mais rico da China teve uma ajuda do segundo mais rico dos Estados Unidos
"Com a maior destruição de riqueza dos últimos 70 anos no Ocidente, a riqueza na China parece que continua a crescer", disse Hoogewerf, que explica que esta evolução se deve à "urbanização" do país.
A liderar a lista dos homens mais ricos da China está Wang Chuanfu. O presidente da produtora de veículos e baterias eléctricas BYD subiu 102 posições e viu a sua riqueza crescer 102 posições para um total de 5,1 mil milhões de dólares.
Para se tornar o homem mais rico da China, Wang Chuanfu teve a ajuda do segundo homem mais rico dos Estados Unidos. É que Warren Buffet comprou uma participação de 10% na BYD por 230 milhões de dólares.
Wang Chuanfu destronou Huang Guangyu, que este ano caiu para 17º lugar, após ter sido detido por alegada manipulação de mercado.
Mais lidas
