Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa Next e Aqua-Spark investem 6,1 milhões em empresa de aquicultura de bivalves

A Oceano Fresco recebeu um investimento de 6,1 milhões de euros numa ronda série B, co-liderada pela Semapa Next, o braço de capital de risco do grupo Semapa, e pelo fundo holandês Aqua-Spark.

Cátia Rocha catiarocha@negocios.pt 16 de Novembro de 2021 às 10:00
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A portuguesa Oceano Fresco concluiu uma ronda de investimento série B no valor de 6,1 milhões de euros, co-liderada pelo fundo holandês de aquicultura sustentával Aqua-Spark e pela Semapa Next, o braço de capital de risco da Semapa.

A empresa está dedicada à área da alimentação sustentável, recorrendo a técnicas inovadoras de aquicultura para cultivar bivalves. Na sequência de rondas de investimento anteriores, lideradas pela BlueCrow Capital, a Oceano Fresco construiu um centro biomarinho, que inclui maternidade, na Nazaré e montou o primeiro viveiro de amêijoas em mar aberto, ao largo do Algarve.

Com este investimento, a empresa irá expandir as operações e construir a primeira infraestrutura de armazenamento e embalamento. Numa fase inicial, a expansão da empresa focar-se-á nos mercados de Portugal e Espanha, "enquanto são estabelecidas as fundações de um negócio à escala global", é explicado. A empresa pretende lançar em larga escala a operação comercial, avançando com espécies premium de amêijoas nativas da Europa.

Bernardo Ferreira de Carvalho, fundador e CEO da Oceano Fresco, destaca que estes investidores partilham a visão "sobre alimentação sustentável e a importância da inovação para a concretizar." "É gratificante saber que a empresa conta com um apoio tão forte entre os melhores; mas isto vem apenas aprofundar o sentido de responsabilidade que a equipa já tem, de estar sempre à altura das expectativas que vai criando", acrescenta Nuno Arantes e Oliveira, co-fundador e presidente do conselho de administração da Oceano Fresco.

Ricardo Pires, CEO da Semapa Next, afirma que "uma das prioridades estratégicas da Semapa Next é a de investir em empresas bem posicionadas para endereçar o imperativo da sustentabilidade com soluções escaláveis e economicamente viáveis." Na visão deste responsável, "a Oceano Fresco está inteiramente alinhada com esta visão, visto que está a trazer a produção de amêijoas para o século XXI através de uma abordagem completamente integrada, escalável, sustentável, e baseada na ciência"

"Ficamos muito contentes por estar entre os investidores que lideram a série B da Oceano Fresco, visto que temos vindo a procurar a operação certa em bivalves desde que nos lançámos. Para nós, a Oceano Fresco destacou-se como um exemplo "best-in-class" no cultivo de moluscos, com o potencial de escalar e de reorientar a indústria numa direção de maior sustentabilidade e transparência", indicam Mike Velings e Amy Novogratz, co-fundadores do fundo holandês Aqua-Spark.
Ver comentários
Saber mais Oceano Fresco Semapa Next Aqua-Spark investimento
Outras Notícias