Veneporte compra unidade industrial em Espanha
A fabricante de sistemas de escape e catalizadores Veneporte adquiriu uma pequena unidade industrial em Espanha, que se situa em Linares e tem como objectivo o fornecimento deste material à fábrica local da Santana Motor, empresa da multinacional japonesa
A fabricante de sistemas de escape e catalizadores Veneporte adquiriu uma pequena unidade industrial em Espanha, que se situa em Linares e tem como objectivo o fornecimento deste material à fábrica local da Santana Motor, empresa da multinacional japonesa Suzuki Motor Corporation, noticiou hoje o Jornal de Negócios.
«Decidimos avançar com esta operação após termos ganho concurso internacional para o fornecimento de escapes à unidade de Linares da Suzuki», revelou o presidente da Veneporte, Abílio Oliveira Cardoso.
A empresa portuguesa adquiriu, para o efeito, os equipamentos industriais da ex-fornecedora de escapes da Suzuki – a multinacional americana Arvin Meritor, por cerca de meio milhão de euros.
No último trimestre do ano passado, a Veneporte España começou a laborar, com meia dúzia de trabalhadores, tendo como meta de produção uma centena de escapes diários e atingir uma facturação da ordem dos 1,7 milhões de euros este ano, para ultrapassar os 2,5 milhões de euros em 2005.
Inicialmente preterido em favor de outros, o mercado espanhol passou a constituir a principal prioridade da Veneporte. «A unidade de Linares servirá de complemento à nossa operação em Espanha, pelo que iremos mudar radicalmente a estratégia comercial no sentido de também passar a explorar o mercado da reposição», frisou o líder da empresa.
O mercado espanhol representa actualmente apenas 6% do volume de negócios da Veneporte, um peso equivalente a destinos como a França, Alemanha, Grécia, Dinamarca ou Argélia, sendo que o mercado italiano é a principal fonte de negócio para a empresa – cerca de 35% dos mais de 10 milhões de euros facturados pela Veneporte no ano passado, sendo que o mercado português absorve apenas um quarto da sua produção.
Mais lidas
 
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                    