Veolia ganha contrato de 270 milhões para gerir resíduos no Grande Porto
Empresa vai operar durante mais 15 anos a unidade de queima de resíduos para produção de energia da Lipor.
- 1
- ...
A Veolia anunciou ter conseguido um contrato de 270 milhões de euros para continuar a gerir os resíduos da zona do Grande Porto. A empresa francesa tenciona transformar a unidade de queima de resíduos da Lipor num "projeto de referência".
Segundo o comunicado, a Veolia vai operar durante mais 15 anos a unidade de queima de resíduos para produção de energia da Lipor, entidade que junta oito municípios do Grande Porto para a gestão de resíduos.
Esta unidade, que faz a queima de resíduos para produção de energia (waste to energy), é responsável por tratar 390 mil toneladas de lixo municipal por ano, o que segundo a Veolia corresponde a 7% da produção total de lixo em Portugal. Com o processo de conversão dos resíduos em energia, a empresa gera ceca de 162 mil MWh por ano de eletricidade, com 90% a ser injetada na rede pública.
O contrato de 270 milhões prevê não só a gestão da unidade da Lipor por mais 15 anos (sendo que a empresa francesa já a opera desde 2000 através da Port'Ambiente, a subsidiária em Portugal), como também várias melhorias com o objetivo de aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões poluentes. A Veolia revela que parte do plano passa pela instalação de um sistema de energia solar (para consumo próprio) e ainda uma unidade de captura de carbono.
"Ao combinar duas das nossas áreas de especialização, a energia e a gestão de resíduos, estamos a produzir energia local, renovável e circular para o Grande Porto, reforçando a autonomia energética da região", sublinhou Estelle Brachlianoff, presidente executiva da Veolia, em comunicado, sobre o novo contrato.
(Notícia atualizada às 07:56 horas)
Mais lidas