Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

WSJ: Staples e Office Depot em conversações para fusão

O Wall Street Journal revela que a Staples e a Office Depot estão em conversações avançadas para a fusão entre as duas empresas o que, a concretizar-se, pode representar um grande passo para a consolidação no segmento das empresas de material de escritório. No entanto, para já não há garantias que o negócio seja concretizado. As acções estão a disparar.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2015 às 13:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Staples e a Office Depot estão a desenvolver negociações, que estão numa fase avançada, com vista a uma fusão. A notícia está a ser avançada pelo Wall Street Journal (WSJ) que cita pessoas familiarizadas com a questão. Caso venha a concretizar-se, esta operação representa um grande passo para a consolidação no mercado do retalho de material de escritório.

 

O preço e a estrutura do negócio não são conhecidos, mas o WSJ escreve que a Staples tem um valor de mercado em torno dos 11 mil milhões de dólares enquanto a Office Depot tem um valor de mercado em torno dos quatro mil milhões de dólares. Em conjunto, as duas empresas ficariam com cerca de quatro mil lojas e vendas anuais superiores a 35 mil milhões de dólares.

 

Este negócio, segundo a mesma publicação, poderá ser visto com bons olhos pelo fundo de investimento Starboard Value LP, que detém 6% da Staples e 10% of Office Depot. Isto porque, em Janeiro, este fundo apontou para a necessidade destas duas empresas considerarem a hipótese de uma fusão. Numa carta enviada à Staples, segundo o jornal norte-americano, Starboard Value defende que a diminuição de custos que a combinação de operações possibilita vai permitir duplicar os lucros operacionais. Além disso, as duas cadeias de material de escritório juntas seriam mais eficientes no encerramento de lojas.

 

Porém, não há garantias que a operação seja concretizada. Além disso, caso esta operação avance, esta deverá ser alvo de forte atenção por parte dos reguladores.

 

As notícias que dão conta de uma possível fusão entre a Staples e a Office Depot surgem depois de, em 2013, a Office Depot ter entrado em processo de fusão com a OfficeMax.

 

As acções estão a reagir em alta à possibilidade desta fusão entre a Staples e a Office Depot. Na bolsa alemã, as acções da Office Depot estão a subir 16,94% para 7,641 euros, sendo este o valor mais elevado desde Junho de 2008.

 

Por outro lado, e nas negociações antes da abertura do mercado americano, a Staples já recebeu ordens que fazem com que as acções subam 12% para 19,25 dólares e a Office Depot soma 21% para 9,27 dólares.

Ver comentários
Saber mais Staples Office Depot Starboard Value LP fusão
Mais lidas
Outras Notícias