E-Redes duplica compensações por falhas no serviço e paga quase um milhão de euros

Relatório da ERSE revela que as penalizações por incumprimento da qualidade dispararam em 2024, atingindo 993 mil euros, devido ao aumento da duração das interrupções.
contadores de electricidade
iStock
Patrícia Vicente Rua 17:28

A E-Redes, operadora da Rede Nacional de Distribuição (RND), viu o valor das compensações pagas aos clientes duplicar em 2024, atingindo um total de 993 mil euros por incumprimento dos padrões individuais de continuidade de serviço, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que divulgou esta quinta-feira o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do Setor Elétrico relativo ao último ano.

Segundo o regulador, o aumento substancial das compensações pagas aos clientes de alta, média e baixa tensão (AT, MT e BT) é justificado pela ocorrência de eventos excecionais de grande impacto, como os incêndios nas regiões Norte e Centro e a tempestade Kirk.

PUB

Apesar de a E-Redes ter conseguido uma redução no número médio de interrupções no fornecimento, o regulador sublinha que a duração média dessas interrupções aumentou, penalizando o desempenho geral da qualidade do serviço e resultando no acionamento das compensações financeiras.

Em contraste, a REN - Rede Eléctrica Nacional, que opera a Rede Nacional de Transporte, registou uma melhoria nos seus indicadores gerais de continuidade de serviço face a 2023. Segundo a ERSE, as três interrupções acidentais observadas na rede de transporte não foram suficientes para comprometer o cumprimento dos padrões individuais de fornecimento.

Nas Regiões Autónomas, os operadores de rede EDA, nos Açores, e EEM, na Madeira apresentaram uma melhoria nos seus indicadores. A EDA registou apenas três incumprimentos, correspondente a uma redução de 75% face a 2023, tendo pago 1.012 euros em compensações, ao passo que a EEM, por sua vez, registou 136 incumprimentos, resultando num montante de 1.847 euros em compensações  – um aumento de 40% face ao ano anterior.

PUB
Pub
Pub
Pub