EDP avança com segunda central solar de larga escala na Alemanha

O projeto fotovoltaico de Meuselwitz deverá estar operacional no incício de 2026, prevê a empresa. "A Alemanha é um dos principais mercados de crescimento para a EDP. Temos um pipeline de projetos solares e eólicos que iremos entregar num futuro próximo", destaca Pedro Vinagre, diretor executivo da EDP para a Europa do Norte e Central.
Bárbara Silva 22 de Abril de 2025 às 11:51

A EDP anunciou esta terça-feira o início da construção do seu segundo projeto solar de grande escala na Alemanha, que adicionará 65 megawatts-pico (MWp) ao portefólio da empresa no país e gerará energia suficiente para abastecer cerca de 22 mil casas com eletricidade de origem renovável.

PUB

"Temos afirmado que a Alemanha é um dos principais mercados de crescimento para a EDP e estamos a concretizar esta ambição com projetos no terreno. Meuselwitz é um passo importante para continuarmos a apoiar a transição energética do país e temos um pipeline de projetos solares e eólicos que iremos entregar num futuro próximo", destaca Pedro Vinagre, diretor executivo da EDP para a Europa do Norte e Central.

Localizada no nordeste da Alemanha, a nova central solar de Meuselwitz é o resultado da colaboração com a Kronos Solar EDPR (empresa alemã comprada pela pela EDP em 2022) e a sua construção surge poucos meses após o início dos trabalhos no terreno em Ketzin, o primeiro projeto renovável de grande escala da EDP no país, com uma capacidade de 87 MWp.

PUB

"Os trabalhos de construção do projeto Meuselwitz já arrancaram e estima-se que a nova central fotovoltaica esteja operacional no início de 2026", informou a elétrica em comunicado. Este novo parque solar contará com cerca de 105 mil painéis bifaciais, com uma capacidade instalada de 64,6 MWp (47,1 MWac). Uma vez operacional, gerará cerca de 69 gigawatts-hora (GWh) de energia elétrica por ano.

"Com a produção de Meuselwitz, a EDP irá também fornecer o seu primeiro Power Purchase Agreement (PPA) assinado no mercado alemão em 2024 com a Lhyfe para apoiar as futuras instalações de produção de hidrogénio verde da empresa na região", acrescenta a empresa no mesmo comunicado.

PUB

Com a Alemanha apostada em atingir 215 GW de capacidade solar instalada até 2030, a EDP conta com um pipeline de mais de 5 GWp de projetos solares de larga escala em várias fases de desenvolvimento no país, juntamente com iniciativas dedicadas à energia eólica e ao armazenamento até ao final da década. Além disso, instalou dois projetos solares de geração solar distribuída na Alemanha, que deverão estar operacionais em 2025, refere ainda o comunicado.

Pub
Pub
Pub