EDP chega a acordo para venda de ativos eólicos em França e Bélgica por 200 milhões

O acordo para a rotação de ativos prevê a venda de 12 projetos eólicos nos dois países à Amundi Transition Energétique (ATE) e deverá estar concluído ainda este ano.     
Pedro Nunes
Pedro Barros Costa 15 de Maio de 2025 às 18:30

A EDP chegou a um acordo de opção de venda com a Amundi Transition Energétique (ATE) da totalidade de um portefólio eólico de 121 MW em França e Bélgica, por um enterprise value (incluindo dívida) de 200 milhões de euros.

De acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o acordo confere à EDP Renováveis, subsidiária da EDP, o direito de vender a várias sociedades geridas pela ATE 100% de 12 projetos eólicos.

PUB

O portefólio inclui 11 projetos eólicos operacionais localizados em França, totalizando 111 MW, com COD (início de exploração comercial) em 2020, e um projeto eólico operacional na Bélgica, totalizando 11 MW, com COD também em 2020, diz o comunicado.

O fecho financeiro da operação deverá ocorrer ainda este ano, "após a conclusão da consulta de informações da comissão de trabalhadores da EDPR France Holding e a concretização das condições precedentes estabelecidas no acordo".

O comunicado nota que "a EDP já assinou acordos para dois outros negócios de rotação de ativos com conclusão expectável em 2025, um nos EUA e outro em Espanha, que se espera que totalizem cerca de  250 milhões de proveitos".

PUB
Pub
Pub
Pub