EDP inaugura central solar de 87 MWp na Alemanha e prepara expansão para eólica e armazenamento

Primeiro projeto renovável do grupo no país marca o arranque de um pipeline de mais de 3 GWp e reforça o peso da Europa na estratégia 2026-2028
Miguel Stilwell, CEO da EDP
Duarte Roriz
Patrícia Vicente Rua 11 de Novembro de 2025 às 13:03

A EDP inaugurou o seu primeiro projeto de energia renovável na Alemanha, um parque solar fotovoltaico de 87 MWp em Ketzin, no estado de Brandemburgo, desenvolvido pela Kronos Solar EDPR — empresa adquirida em 2022. A central terá capacidade para produzir mais de 91 GWh anuais, o suficiente para abastecer 28 mil famílias e evitar a emissão de cerca de 75 mil toneladas de CO2.

O CEO da EDP Europa, Duarte Bello, sublinhou que a entrada em operação deste ativo “é um marco estratégico” para o grupo. “A Alemanha é um mercado-chave dentro da estratégia de crescimento europeu da EDP".

PUB

Este primeiro projeto estabelece as bases para um crescimento contínuo nos próximos anos”, afirmou, destacando o papel da Kronos Solar na agilização de licenças e na aplicação de padrões técnicos avançados.

O projeto inclui ainda um contrato de compra de energia (PPA) com uma grande tecnológica, assinado em 2024, para o fornecimento direto de energia limpa às suas operações no país.

No âmbito do novo plano de negócios 2026-2028, a EDP prevê investir cerca de 20% do total global na Europa e conta com um pipeline superior a 3 GWp na Alemanha, incluindo novos projetos solares, eólicos e de armazenamento (BESS).

PUB

Para além de Ketzin, a EDP iniciou a construção da central solar de Meuselwitz, com uma capacidade instalada de 65 MWp e prepara dois novos parques eólicos na Baixa Saxónia, além de projetos de baterias para reforçar a flexibilidade e eficiência da rede elétrica.

PUB
Pub
Pub
Pub