EDP Renováveis inicia operação comercial de central solar de 150 MW no Indiana
A EDP Renováveis iniciou a operação comercial do Riverstart Solar IV, um projeto solar com 150 megawatts (MW) de capacidade, localizado no Indiana, nos Estados Unidos, reforçando a presença da empresa no mercado norte-americano e a sua posição como maior operadora de energia limpa naquele estado.
Segundo a EDPR América do Norte, o novo projeto permitirá gerar eletricidade equivalente ao consumo anual de mais de 28.800 casas e empresas, contribuindo para a fiabilidade da rede elétrica do Indiana e para a segurança do abastecimento energético regional.
PUB
O investimento associado ao Riverstart Solar IV deverá gerar um impacto económico local e regional superior a 88,6 milhões de dólares (cerca de 75,8 milhões de euros). Este montante inclui 51,4 milhões de dólares destinados a apoiar serviços públicos e infraestruturas locais, 35 milhões de dólares em pagamentos a proprietários de terrenos e cerca de 2,2 milhões de dólares em despesas regionais, além do apoio a aproximadamente 625 postos de trabalho durante a fase de construção.
“Enquanto maior operadora de energia limpa do Indiana, orgulhamo-nos de concretizar projetos como o Riverstart Solar, que reforçam a independência e a fiabilidade do sistema energético do estado”, afirmou Sandhya Ganapathy, presidente executiva da EDPR América do Norte.
PUB
A responsável sublinhou ainda que estes projetos “asseguram receitas estáveis para serviços públicos locais essenciais e geram milhões de dólares em investimento a longo prazo para o condado de Randolph, garantindo simultaneamente que o fornecimento de energia continua a ser fiável, acessível e seguro”.
Até 2038, a EDPR América do Norte estima que os seus projetos tenham contribuído com cerca de 65 milhões de dólares adicionais para o Condado de Randolph, através de acordos de desenvolvimento económico e taxas de licenciamento. A empresa refere ainda doações acumuladas superiores a 565 mil dólares a organizações comunitárias locais.
Com a entrada em operação do Riverstart Solar IV, a EDPR América do Norte passa a operar 2 gigawatts (GW) de capacidade instalada no Indiana, o equivalente ao abastecimento de mais de 527 mil casas e empresas, representando cerca de 30% da capacidade eólica e solar total do estado.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda