Endesa quer dobrar quota de mercado em Portugal até 2019
A energética espanhola quer crescer em Portugal nos próximos quatro anos. O objectivo é duplicar a sua quota no mercado eléctrico nacional para os 9%.
PUB
A ambição da Endesa foi revelada esta segunda-feira, 23 de Novembro, com a actualização do seu plano estratégico para o período 2016-2019. Actualmente, detém 4,4% do mercado eléctrico por número de clientes, atrás da líder EDP (84,6%) e da Galp (6,2%). Com o novo plano, a Endesa quer ultrapassar a Galp e aproximar-se da EDP.
No mercado de gás natural, a companhia liderada em Portugal por Nuno Ribeiro da Silva também quer crescer e alcançar uma quota de 6%. Os dados mais recentes apontam que a energética tem uma quota de mercado residual, atrás da líder EDP (49,5%) e da Galp (26,9%).
PUB
Para os accionistas da Endesa, detida maioritariamente pela italiana Enel, há boas notícias. A energética pretende entregar todos os seus lucros entre 2017 e 2019 aos seus accionistas. O resultado líquido vai assim ser transformado na integra em dividendos, "excepto quando ocorram circunstâncias excepcionais".
A Endesa fechou 2014 com lucros de 950 milhões em Portugal e Espanha e para este ano prevê alcançar os 1.300 milhões de euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Endesa EDP Galp Portugal Nuno Ribeiro da Silva Espanha energia gás natural electricidade2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda