Galp e BMW ligam Madrid à mobilidade elétrica com maior parque de carregamento ibérico

Investimento reforça aposta da petrolífera portuguesa em Espanha, onde já aplicou 1,3 mil milhões de euros em cinco anos. Nova infraestrutura garante carregamentos ultrarrápidos e semirrápidos a milhares de utilizadores.
O maior parque de carregamento ibérico foi inaugurado em Espanha pela Galp e BMW.
D.R.
Patrícia Vicente Rua 17:13

A Galp e o BMW Group inauguraram esta segunda-feira, em Madrid, o maior parque de carregamento de veículos elétricos da Península Ibérica. Localizado no centro comercial Intu Xanadú, em Arroyomolinos, a infraestrutura dispõe de 116 pontos de recarga — 16 ultrarrápidos e 100 semirrápidos — com potências de 180KW e 22KW, respetivamente.

O projeto surge como um marco na parceria entre as duas empresas e como parte da estratégia da Galp para acelerar a transição energética na Ibéria. Só em Espanha, a empresa portuguesa já investiu mais de 1,3 mil milhões de euros nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos maiores produtores solares e como um dos pioneiros em soluções de mobilidade elétrica.

PUB

“Este parque demonstra o nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável e reforça a ambição de liderar a transição energética”, afirmou João Diogo Marques da Silva, co-CEO da Galp, na inauguração deste parque.

A infraestrutura de carregadores da Galp na Península Ibérica praticamente duplicou a cada ano nos últimos cinco anos, passando de uma base de 500 carregadores em 2020 para os atuais 8.500. O novo parque permite carregamentos em apenas seis minutos nos postos ultrarrápidos ou 90 minutos nos semirrápidos, para uma autonomia de 100 quilómetros.

“Porque a transição energética não se fará sem a adesão dos cidadãos, estamos a democratizar o acesso a pontos de carregamento na Comunidade Autónoma onde se registou o maior volume de vendas de carros elétricos”, sublinhou David Álvaro, CEO da Galp Espanha.

PUB

Para o BMW Group, a parceria responde a uma necessidade crítica do setor: aumentar a confiança dos condutores na rede de carregamento. “Uma estação tão ampla e potente como a que inauguramos com a Galp no Xanadú é estratégica para continuarmos a oferecer soluções reais às necessidades presentes e futuras”, destacou Manuel Terroba, CEO do BMW Group para a Ibéria.

Pub
Pub
Pub