Greenvolt equipa Almada Forum com mais de 1.200 painéis solares
A Greenvolt Next, empresa do Grupo Greenvolt dedicada a soluções descentralizadas de energia para autoconsumo, instalou 1.275 painéis solares na cobertura do centro comercial Almada Forum, num projeto que deverá produzir mais de 1 gigawatt-hora (GWh) por ano e evitar a emissão de 517 toneladas anuais de CO2 — o equivalente ao que 23 mil árvores absorveriam no mesmo período.
Com uma capacidade instalada de 707,6 kWp, a central fotovoltaica foi desenvolvida em parceria com o Almada Forum, detido pela Merlin Properties. A iniciativa insere-se na estratégia de descarbonização do centro comercial, que pretende reduzir custos operacionais e valorizar o ativo imobiliário.
PUB
“Este é mais um exemplo de que as soluções descentralizadas de produção de energia assumem um papel cada vez mais relevante no setor do retalho imobiliário, ao permitir a valorização dos espaços existentes, gerar benefícios económicos significativos e reforçar os compromissos com a sustentabilidade”, afirmou João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
Já Generoso Mateus, diretor do Almada Forum, destacou que a autoprodução de energia solar “vai de encontro à estratégia de sustentabilidade e de redução das emissões de CO2 do centro comercial, acrescentando ainda valor ao ativo quer pela redução dos custos de operação, quer pela valorização do imóvel”.
Duarte Ferreira, diretor de Geração Descentralizada da Greenvolt, sublinhou que o projeto “demonstra ser possível implementar estas soluções em infraestruturas de grandes dimensões, mantendo o normal funcionamento do espaço”.
PUB
O Almada Forum torna-se assim um caso de referência na transição energética do setor do retalho em Portugal, ao integrar um sistema solar de grande escala na cobertura do edifício e reforçar o alinhamento do ativo com os critérios ESG cada vez mais exigidos por investidores institucionais.
Saber mais sobre...
Saber mais Imobiliário Centro comercial Energia e recursos Energia solar Almada Merlin PropertiesMais lidas
O Negócios recomenda