Shell em conversações para comprar rival britânica BP

O Wall Street Journal avançou que estariam a decorrer negociações "ativas" entre as duas empresas, sem serem ainda conhecidos os termos de um potencial acordo de venda. Shell nega e diz que se trata de "especulação de mercado".
Shell desmente negociações em curso para adquirir rival BP
Bloomberg
Bárbara Silva 25 de Junho de 2025 às 17:14

A petrolífera Shell está neste momento a levar a cabo conversações iniciais para comprar a a sua rival britânica BP, avançou o Wall Street Journal. A confirmar-se a compra, este poderá transformar-se no maior negócio de sempre no setor do petróleo, consideram as fontes citadas pelo jornal.

As mesmas fontes referem que as negociações entre representantes das duas empresas estão "ativas", com a BP a considerar a proposta "cuidadosamente". Do lado da Shell (fundada nos Países Baixos, mas com sede no Reino Unido), a aquisição da petrolífera britânica permitiria à empresa assumir uma posição mais forte no mercado mundial para enfrentar concorrentes de maior dimensão, como a Exxon Mobil  e a Chevron. 

PUB

Os termos de um potencial acordo de venda ainda não são conhecidos e um cenário de fusão destas duas gigantes petrolíferas está longe de ser certo, alertaram as mesmas fontes, próximas do assunto, citadas pela WSJ. Uma das fontes refere mesmo que as discussões estão a avançar "lentamente". 

Contudo, a Shell Plc desmente que esteja em negociações ativas para comprar a rival. “Isto é mais uma especulação do mercado. Não estão a decorrer conversações", disse um porta-voz da Shell citado pela Bloomberg.

A BP está neste momento avaliada em cerca de 80 mil milhões de dólares. Ou seja, no caso de compra por parte da Shell, o negócio superaria o da fusão que criou a Exxon Mobil, que ascendeu a 83 mil milhões de dólares, refere ainda o jornal. 

PUB

Já no passado mês de maio a Bloomberg News deu conta que a Shell estava a avaliar um possível acordo com a BP.

Notícia atualizada às 18:33 para incluir resposta da Shell  

Pub
Pub
Pub