BlackRock recua na Red Eléctrica e torna dono da Zara maior acionista privado
A maior gestora de ativos do mundo baixa ligeiramente posição no capital da empresa-mãe da Red Eléctrica, mas o suficiente para deixar Amancio Ortega como maior acionista privado.
A BlackRock desfez-se de parte das suas posições, vendendo derivados financeiros de vários tipos, como CFD (contratos pela diferença), ficando com menos de 5% do capital espanhola Redeia, "holding" em que está pendurada a Red Eléctrica, a qual fica com Amancio Ortega, fundador da Inditex como o maior acionista privado.
A informação foi avançada pelo Expánsion, que citando dados submetidos à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Espanha (CNMV), indica que a maior gestora de ativos do mundo passou de 5,020% do capital para 4,992%. Assim, Ortega, que tem sido um investidor estável, desde 2021, com 5%, passa a ser o maior acionista privado.
Recorde-se que o fundador da Inditex, dona de marcas como a Zara, Massimo Dutti, Berska, Stradivarius e Oysho, detém também por via da Pontegadea – o seu veículo de investimento - 12% da Redes Energéticas Nacionais (REN).
Apesar de a variação ser relativamente pequena - como assinala o jornal espanhol - o recuo da BlackRock na Red Eléctrica ganha particular relevo no atual contexto, desde logo por estar em curso uma investigação às causas do apagão que atingiu a Península Ibérica na segunda-feira.
Mais lidas