Combustíveis regressam às subidas mas aumentos serão ligeiros
O agravamento das cotações dos combustíveis nos mercados vai refletir-se nos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal.
Depois de quatro semanas seguidas sem aumentos, os preços dos combustíveis deverão voltar a ficar mais caros em Portugal a partir da próxima semana.
Contudo, de acordo com os cálculos do Negócios, os aumentos previstos são ligeiros, abaixo de 1 cêntimo por litro na gasolina e também no gasóleo, sendo que neste último caso os preços até podem ficar estáveis.
O preço da gasolina simples nos postos de abastecimento em Portugal baixou perto de 3 cêntimos nas últimas três semanas e, de acordo com a Direção Geral de Energia, deverá aumentar meio cêntimo na próxima segunda-feira. A confirmar-se, ficará com um preço médio de 1,48 euros por litro.
No caso do gasóleo o aumento previsto, tendo em conta os cálculos do Negócios, também é de 0,5 cêntimos, pelo que o preço médio deverá subir para 1,37 euros depois de descida de quase 2 cêntimos em quatro semanas. Fonte do setor diz que os preços podem até nem mexer.
Este agravamento de preços surge depois de uma semana em que as cotações do gasóleo e da gasolina aumentaram cerca de 1% nos mercados, sendo que a valorização do euro face ao dólar impediu um agravamento mais acentuado nos preços dos combustíveis.
A evolução dos preços dos combustíveis é calculada pelo Negócios, tendo por base a evolução dos derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Ainda assim, a evolução dos custos dependerá de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Mais lidas