pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Consórcio que Galp integra inicia produção de petróleo em megaprojeto no Brasil

A unidade Bacalhau, uma das maiores da região, vai contribuir aproximadamente com 40.000 barris por dia para a Galp no pico de produção, representando um crescimento de mais de 30% face ao portefólio operacional atual.

Plataforma Bacalhau de consórcio da Galp no Brasil inicia produção
Plataforma Bacalhau de consórcio da Galp no Brasil inicia produção DR Galp
16 de Outubro de 2025 às 08:07

A Galp informou esta quinta-feira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a plataforma móvel (FPSO) Bacalhau iniciou a produção na região pré-sal da bacia de Santos, no Brasil, no dia 15 de outubro.

A unidade está “entre as maiores que entraram em produção no Brasil até à data” e tem uma capacidade de produção de 220.000 barris por dia, com reservas recuperáveis esperadas de acima de mil milhões de barris, assinala o comunicado.

Após uma fase de aceleração inicial, a unidade vai contribuir com aproximadamente 40.000 barris por dia para a Galp no pico de produção, representando um crescimento de produção de mais de 30% face ao portefólio operacional atual, refere a petrolífera nacional. 

Além da Galp, que participa no projeto através da Petrogal Brasil, com 20% (Galp 70%/Sinopec 30%), o consórcio do projeto Bacalhau integra ainda a Equinor (operadora, com 40%), a ExxonMobil (40%), e a estatal Pré-sal Petróleo SA.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio