Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende portefólio eólico em Portugal com 221 MW por 530 milhões

A subsidiária da EDP para as energias renováveis assinou uma transação de rotação de ativos para um portfólio eólico com 221 MW e um valor estimado de 530 milhões de euros.

Há vários anos que o IMI dos parques eólicos está envolto em disputas nos tribunais, com os contribuintes a ganharem ao Fisco.
Christian Hartmann/Reuters
Negócios jng@negocios.pt 21 de Julho de 2021 às 19:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A EDP – Energias de Portugal, através da sua subsidiária EDP Renováveis, detida em 74,98%, assinou um acordo de compra e venda com a luxemburguesa Onex Renewables para a venda da totalidade de um portfólio eólico com 221 MW situado em Portugal, informou em comunicado à CMVM a elétrica liderada por Miguel Stilwell de Andrade.

 

O "enterprise value" estimado é de 530 milhões de euros, estando sujeito a ajustes até ao fecho da transação, sublinha o documento.

 

A transação engloba cinco parques eólicos, com uma idade média de 1,4 anos no final de 2021. Destes, três encontram-se em operação e dois em construção com inícios de operações esperado até ao final de 2021.

 

"Os cinco parques eólicos, depois da conclusão da transação, irão ser geridos pela Exus Management Partners, que possui uma forte presença na Península Ibérica", sublinha o comunicado.

 

O valor total da transação corresponde a um "enterprise value" estimado de 530 milhões de euros, que se traduz num "enterprise value" de 2,4 milhões de euros/MW, acrescenta.

 

A empresa salienta ainda que "a transação está sujeita a condições regulatórias e outras condições precedentes habituais para uma transação desta natureza".

 

"Esta transação irá contribuir com aproximadamente 530 milhões de euros de rendimentos de rotação de ativos e está inserida no contexto do programa de rotação de ativos de 8 mil milhões de euros anunciado no Capital Markets Day da EDPR, permitindo à EDPR acelerar a criação de valor e reciclar capital para reinvestir em crescimento rentável", remata.

 

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis Onex Renewables Miguel Stilwell de Andrade
Outras Notícias