pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP vende quase 30% do défice tarifário por 503 milhões

A elétrica liderada por Miguel Stilwell vendeu 28,8% do défice tarifário deste ano por 503 milhões de euros.

Miguel Stilwell de Andrade , EDP
Miguel Stilwell de Andrade , EDP Miguel Baltazar
20 de Julho de 2021 às 19:10

A EDP acordou a venda de 28,8% do défice tarifário deste ano por um valor global de 503 milhões de euros, anunciou a elétrica liderada por Miguel Stilwell.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a elétrica indica que a operação foi realizada pela SU Eletricidade, "comercializador de último recurso do sistema eléctrico português, detido a 100% pela EDP".

A venda foi acordada através de "cinco transacções individuais, de 28,8% do défice tarifário de 2021 relativo ao

sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 503 milhões de euros".

A empresa explica que "este défice tarifário resulta do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecusto de 2021 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2019 e 2020)".

O valor desta venda é ligeiramente inferior, em termos relativos, à operação realizada no final de dezembro do ano passado, quando a EDP vendeu 15,5% do défice tarifário deste ano por 271 milhões de euros.

A dívida tarifária é gerada para que os sobrecustos anuais com os incentivos à produção de eletricidade em regime especial não sejam refletidos logo na factura, o que iria provocar um aumento abrupto dos preços da luz. 

Ao criar um passivo, atira-se para o futuro o pagamento gradual do valor que a EDP Serviço Universal tem a receber pela compra da eletricidade, diluindo assim os efeitos dos sobrecustos nas faturas das famílias e empresas. 

De forma a receber o dinheiro mais cedo, a EDP tem vindo a desfazer-se gradualmente da dívida tarifária que detém, passando para terceiros os recebimentos futuros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio