pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP Renováveis vende 49% de parque solar na Califórnia

Com esta operação, a EDP Renováveis alarga a sua estratégia de rotação de activos também para o negócio de energia solar.

Bloomberg
18 de Março de 2015 às 20:45

A EDP Renováveis fechou a venda de 49% de um parque solar fotovoltaico nos Estados Unidos. O acordo foi fechado com a DIF Infrastructure, uma gestora holandesa de fundos.

O parque está localizado no estado da Califórnia já está em operação desde final de 2014 e tem uma capacidade instalada de 30 megawatts. A operação foi anunciada pela companhia esta quarta-feira, 18 de Março, em comunicado enviado à CMVM.

Com base no preço de transacção e nos benefícios fiscais do projecto, o valor total do parque é de 93 milhões de dólares (86,4 milhões de euros), o que dá 3,1 milhões de dólares por megawatt. Contas feitas, a EDP Renováveis encaixou cerca de 46 milhões de dólares (42,7 milhões de euros) com o negócio.

Com esta operação, a EDP Renováveis estende a sua estratégia de rotação de activos também para o negócio de energia solar. Desde Maio de 2014, esta é a sua quarta operação de rotação de activos.

O parque é remunerado através de dois contratos de aquisição de energia, contratos utilizados no sector de energias renováveis nos Estados Unidos que garantem uma receita previsível para a electricidade produzida.

Esta operação insere-se na estratégia de rotação de activos da EDP Renováveis, num montante global de 700 milhões de euros.

A companhia liderada por João Manso Neto está a executar este programa com vista a "alcançar os seus objectivos de crescimento para 2017".

Esta estratégia permite à EDP Renováveis aumentar a "criação de valor ao cristalizar o valor dos cash-flows futuros e reinvestir no desenvolvimento de projectos de valor acrescentado".

A energética fechou o ano passado com uma queda de 7% nos lucros para 126 milhões de euros.

A EDP Renováveis subiu 1,98% para 6,423 euros na sessão desta quarta-feira na bolsa de Lisboa.

(Notícia corrigida: o valor total do parque é de 93 milhões de dólares, com o encaixe da operação a ascender aos 46 milhões de dólares).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio