Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp aumenta produção de petróleo em 27,6%

A produção de petróleo da Galp cresceu 27,6% no segundo trimestre deste ano. Já a actividade de refinação e distribuição caiu 11,2%.

Correio da Manhã
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 15 de Julho de 2016 às 08:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Segundo os dados operacionais preliminares divulgados esta sexta-feira, 15 de Julho, a Galp produziu mais petróleo no segundo trimestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado (mais 27,6% para 51,7 mil barris de petróleo por dia), tendo no entanto reduzido a produção entre o primeiro e o segundo trimestres de 2016 (em 2,3%)


Olhando para a refinação e distribuição, a venda de produtos petrolíferos recuou 3,7% no segundo trimestre face a período homólogo, enquanto as vendas a clientes directos caíram também 2,2%.

No gás natural, as vendas totais registaram um recuou de 14,8% para 1,5 mil milhões de metros cúbicos, com as vendas a clientes directos a descer 4% para 882 milhões de metros cúbicos.

Já nas operações internacionais de comercialização de gás natural ("trading"), onde a Galp compra gás no local de produçáo para vender a mesma quantidade nos mercados, recuou 25% para 712 milhões de metros cúbicos.

Analisando os indicadores de mercado entre o segundo trimestre deste ano e o período homólogo, é de salientar a queda dos preços das matérias-primas.

O barril de Brent recuou 26%, enquanto o preço do gás natural NBP do Reino Unido desceu 29%, e o gás natural liquefeito para o Japão e a coreia desceu 36%. Já a margem de refinanção desceu 45% para os 2,9 dólares por barril.

No primeiro trimestre, a Galp registou uma queda dos lucros em 6,1% para 114 milhões de euros, período em que a produção aumentou 39%.

Em relação aos resultados financeiros do segundo trimestre, a Galp vai divulgá-los no dia 29 de Julho antes da abertura da bolsa de Lisboa.

(Notícia actualizada às 08:46)

Ver comentários
Saber mais Galp economia negócios e finanças energia macroeconomia
Outras Notícias