Galp Energia encaixa 700 milhões com infraestrutura do gás natural
A japonesa Marubeni Corporation vai ficar com uma participação no capital da empresa de gás da petrolífera portuguesa. A Galp garante que esta operação permite "cristalizar valor".
"A Galp Energia, através da sua subsidiária Galp Gas & Power, chegou a acordo com um consórcio liderado pela Marubeni Corporation para estabelecer uma parceria no negócio de infraestruturas reguladas de gás natural da Galp", informou a petrolífera em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O acordo prevê a aquisição por parte do consórcio japonês de 22,5% do capital social da Galp Gás Natural Distribuição por 138 milhões de euros, e a partilha de determinados direitos no governo desta sociedade.
A petrolífera refere que, antes da conclusão da operação, a Galp Gás Natural Distribuição "irá financiar-se autonomamente de forma a reembolsar os empréstimos accionistas existentes actualmente, de 568 milhões de euros, resultando num encaixe financeiro para a Galp de 700 milhões de euros".
A Galp garante que esta parceria permite à empresa "cristalizar valor e potenciar as suas opções estratégicas de crescimento".
(Notícia actualizada às 20:43)
Mais lidas