Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo tem 5,5 milhões para comprar 170 carros eléctricos

Depois da fase piloto, é agora lançada a primeira etapa do programa de mobilidade sustentável na administração pública, conhecido por Eco.mob.

Pedro Elias
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2017 às 14:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...
O Governo aprovou a compra de 170 carros eléctricos num investimento total de 5,5 milhões de euros. Esta é a primeira fase do Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020, conhecido por ECO.mob.

A aquisição vai ter lugar durante quatro anos em regime de aluguer operacional de veículos e contempla também o financiamento de postos de carregamento e a aquisição de serviços para o sistema de acompanhamento e de monitorização do programa.

Nas contas do Governo, estes 170 veículos eléctricos vão gerar poupanças de 1,3 milhões de euros em combustível.

A portaria publicada esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, conta com a assinatura do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado do Orçamento, João Leão.

O programa Eco.mob na sua vertente global prevê a compra de 1200 carros eléctricos para o Estado, num montante total de 23,34 milhões de euros.

"Com a introdução dos 170 veículos eléctricos no parque de veículos do Estado por substituição de veículos com mais de 10 anos e aquando da renovação da frota, pretende-se a melhoria do desempenho ambiental e a descarbonização dos veículos deste parque, promover a mobilidade elétrica, contribuindo igualmente para a redução dos custos operacionais do parque de veículos do Estado", pode-ser ler na portaria.

Antes, foi lançado um programa piloto que visou a aquisição de 30 carros eléctricos em regime de aluguer operacional de veículos, assim como 25 pontos de carregamento para as entidades envolvidas no programa.

Desta forma, foram adquiridos 30 Peugeot Ion, os quais foram atribuídos a 12 entidades do Ministério das Finanças e do Ministério do Ambiente.
Ver comentários
Saber mais Governo Mobilidade Sustentável Administração Pública João Pedro Matos Fernandes Peugeot Ion carro eléctrico
Mais lidas
Outras Notícias