Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Câmaras e freguesias vão receber 360 veículos eléctricos

Ministério do Ambiente recebeu 119 candidaturas para aquisição de veículos eléctricos. Concurso para o programa Living Labs, que pretende criar projectos experimentais nas cidades, arranca em Abril com cinco milhões de euros.

Bruno Simão/Negócios
André Veríssimo averissimo@negocios.pt 30 de Março de 2017 às 20:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Terminou no início de Março o programa que permite a aquisição de veículos eléctricos para serviços urbanos ambientais. O ministro do Ambiente anunciou esta quinta-feira que foram recebidas 119 candidaturas, correspondentes a 360 veículos, que vão ser entregues a câmaras, juntas de freguesia e empresas municipais.

Esta foi uma das medidas anunciada por João Matos Fernandes no discurso de encerramento da conferência "Energy and Mobility for Smart Cities", que teve lugar esta segunda-feira, no Hotel Cascais Miragem. 

O ministro do Ambiente anunciou ainda que o concurso para a apresentação de ideias pelos municípios para o programa Living Labs arrancará em Abril, com um financiamento de cerca de 5 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental. Segundo explicou o governante, "este programa pretende criar projectos experimentais em espaço urbano. Estamos a pensar em espaços urbanos delimitados geograficamente (por exemplo uma praça, um bairro ou uma avenida), onde seja possível demonstrar um conjunto de soluções tecnológicas integradas".

Serão seleccionadas até 12 das melhores propostas, que receberão um apoio de 75 mil euros. O objectivo é "validar no terreno as melhores tecnologias", para depois poder massificá-las.

O ministro lembrou ainda outras iniciativas. Terminou recentemente o período de recepção de candidaturas para a aquisição de frotas de autocarros limpos, tendo sido recebidas um total de 11 candidaturas que correspondem a um investimento de 156 milhões de euros, dos quais 54 milhões virão do Fundo de Coesão. Este programa permitirá "uma redução de 4.800 toneladas em emissões de dióxido de carbono", afiançou João Matos Fernandes.

Amanhã termina o prazo para o programa de aquisição de viaturas eléctricas para a administração pública. Na primeira fase serão atribuídas 170 viaturas, numa dotação de 5,5 milhões de euros.

Em Abril o país estará coberto com 1.076 pontos de carregamento de veículos eléctricos em 439 postos. Destes, 100 são de carregamento semirrápido.
Ver comentários
Saber mais João Matos Fernandes Cidades inteligentes Carro eléctrico Living Lab
Mais lidas
Outras Notícias