Energia Petrobras vende unidade de gás natural

Petrobras vende unidade de gás natural

A Petrobras vendeu uma participação de 90% da Nova Transportadora do Sudeste – que gere a rede de gás natural no sudeste do Brasil - por 4,6 mil milhões de euros.
Petrobras vende unidade de gás natural
Bloomberg
Ana Laranjeiro 23 de setembro de 2016 às 14:09

A Petrobras vendeu uma participação de 90% da Nova Transportadora do Sudeste a um grupo liderado pelos canadianos da Brookfield Infrastructure, de acordo com o Financial Times.

A empresa da América do Norte vai pagar 5,2 mil milhões de dólares (cerca de 4,6 mil milhões de euros no câmbio actual) pela posição. O jornal económico detalha que, de acordo com os termos do acordo, a Petrobras vai receber uma fatia de 4,3 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) assim que a operação estiver terminada. O remanescente deve ser pago no prazo de cinco anos.

A Nova Transportadora do Sudeste gere uma rede de gás natura no sudeste do Brasil. Esta operação surge numa altura, escreve o Wall Street Journal, em que a petrolífera brasileira tem de liquidar dívida devido aos baixos preços da energia no Brasil, país que está tambem em recessão económica.


No fim desta operação, a Petrobras vai ficar com uma posição de 10% da Nova Transportadora do Sudeste. O consórcio comprador é liderado pela Brookfield Infraestructure mas conta também com a participação, entre outros, da CIC Capital Corporation e GIC Private Limited, segundo o jornal norte-americano.

"Esta é uma oportunidade única para investir num negócio de utility de elevada qualidade e de larga escala e que participou ao longo do tempo na crescente indústria brasileira do gás", disse Sam Pollock, da Brookfield Infrastructure, citado pelo Wall Street Journal.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI