Portugueses atestaram mais gasóleo e menos gasolina este ano
O consumo de gasóleo, que representa 81% do mercado, cresceu 2,9% nos três primeiros meses deste ano. A gasolina continua em queda.
Os portugueses foram mais à bomba atestar no primeiro trimestre deste ano. O consumo total de e combustíveis aumentou 1,1% entre Janeiro e Março para 1256 milhares de toneladas.
Os dados foram divulgados pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) esta segunda-feira, 6 de Junho.
Olhando para os dados é possível observar que o consumo médio mensal de gasolinas caiu em todos os meses do primeiro trimestre. Em acumulado, as vendas de gasolina caíram 5,8%, num total de 14 milhares de toneladas, para um total de 232 milhares de toneladas.
Já o consumo de gasóleo rodoviário - o combustível mais consumido em Portugal - aumentou nestes três meses. Este combustível cresceu um total de 29 milhares de toneladas no primeiro trimestre, mais 2,9% face a período homólogo. Os portugueses atestaram um total de 1.024 milhares de toneladas de gasóleo entre Janeiro e Março.
O consumo de gasóleo representa 81% do consumo total de combustíveis líquidos, com a restante fatia a caber à gasolina.
Quanto ao consumo de Gás Auto, este cresceu 9,2% para um total de 8,3 milhares de toneladas. Por seu turno, o consumo de GPL Total avançou 13,8% para 218 milhares de tonledas.
Analisando os dados do primeiro trimestre face ao trimestre anterior, regista-se uma diminuição de 8,6% no consumo total de combustíveis, pressionado pela queda de 13,4% de consumo de gasolina e de 7,5% de consumo de gasóleo.
"O mercado dos produtos petrolíferos tem comportamentos diferentes nos vários produtos", constata a APETRO no comunicado.
Recorde-se que foi durante o primeiro trimestre que teve lugar o aumento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em seis cêntimos, valor que já foi revisto em baixa pelo Governo para cinco cêntimos.
Mais lidas