Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preço da gasolina prepara-se para a maior subida semanal desde julho

Os preços dos combustíveis deverão assumir uma postura mista a partir da próxima semana, com a gasolina a ter margem para subir cerca de 1 cêntimo.

Bloomberg
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
Os preços dos combustíveis deverão assumir uma postura dispare a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de setembro.


Os cálculos do Negócios apontam para que o preço do gasóleo simples nos postos de abastecimento em Portugal se mantenha estável nos 1,222 euros por litro.

No caso da gasolina simples 95, os preços deverão assumir tendência ascendente em torno de 1 cêntimo para os 1,401 euros por litro, interrompendo um ciclo de duas semanas de queda. 

Assim, ainda que ligeira, esta será a maior subida desde meados de julho para a gasolina em Portugal.

Este cenário nos preços praticados nos combustíveis reflete a prestação dos preços do petróleo no mercado internacional. O Brent, negociado em Londres e que serve de referência para Portugal, valoriza pela quinta sessão consecutiva e já voltou ao patamar dos 43 dólares por barril.

No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 12%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 6%. 


 

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

 

Ver comentários
Saber mais Negócios Portugal economia negócios e finanças energia economia (geral) macroeconomia preços
Mais lidas
Outras Notícias