Energia Produção eólica em Portugal bate novos máximos históricos

Produção eólica em Portugal bate novos máximos históricos

No dia 1 de fevereiro quase 90% do consumo de eletricidade foi derivado da produção eólica que nesse dia atingiu recordes. Alcançou 180 GWh.
Produção eólica em Portugal bate novos máximos históricos
Sara Ribeiro 05 de fevereiro de 2019 às 10:36

O anterior recorde de produção eólica durou pouco mais de uma semana. Na passada sexta-feira, 1 de fevereiro, o sistema elétrico nacional registou um novo máximo histórico de produção eólica diária. E, desta vez, o recorde foi registado tanto na produção diária (102,8 gigawatts hora) como na potência máxima (4.594 MW), de acordo com os dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.

Nesse dia, 63% da produção de eletricidade em Portugal foi a partir de fontes eólicas. E "à hora da ponta eólica, a produção eólica correspondia a 90% do consumo nacional", sublinha a empresa que gere a rede elétrica nacional.

Do total da produção de 180 gigawatts hora (GWh), cerca de 3,7% (6,7 MWh ) foi destinada a exportação.

Este máximo histórico de produção eólica diária em Portugal segue-se ao recorde atingido pouco mais de uma semana antes, no dia 23 de janeiro, quando a produção diária foi de 101,9 GWh, o que correspondeu a 61% do consumo diário.

No ano passado, a produção de energias limpas abasteceu 52% do consumo nacional, estando atualmente instalados nas centrais eólicas 5.150 MW que, em média, alimentam 25% da energia consumida em Portugal.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI