Imobiliário Uniplaces já tem mais de 10 mil quartos para arrendar em Portugal

Uniplaces já tem mais de 10 mil quartos para arrendar em Portugal

A plataforma de alojamento universitário superou a marca dos 10 mil quartos pela primeira vez. A companhia portuguesa é a maior plataforma de arrendamento universitário em Portugal e na Europa.
Uniplaces já tem mais de 10 mil quartos para arrendar em Portugal
Miguel Baltazar
André Cabrita-Mendes 29 de março de 2016 às 17:36
A plataforma online para alojamento de estudantes universitários ultrapassou os 10 mil quartos disponíveis para arrendar em Portugal.

A marca alcançada no espaço de quatro anos foi anunciada pela companhia portuguesa esta terça-feira, 29 de Março. No total, a Uniplaces tem 50 mil quartos para arrendar em 10 cidades europeias em seis países europeus - Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, França e Alemanha - sendo a maior plataforma de arrendamento para estudantes universitários de Portugal e da Europa.

"É um número simbólico, estamos no bom caminho. Já somos uma referência em Portugal quando pensam em alojamento universitário", diz ao Negócios André Rodrigues Pereira, responsável pelas operações da Uniplaces em Portugal. 

Esta marca foi alcançada desde o lançamento da empresa no final de 2012 e a empresa aponta duas causas para este crescimento. Primeiro, a chegada de estudantes estrangeiros. Nos últimos cinco anos, o número de estudantes oriundos de outros países no ensino público em Portugal cresceu 86%.

Em segundo lugar, os proprietários encontraram nesta plataforma uma nova forma de rentabilizar os imóveis fora da época turística. "Existe a necessidade de encontrar alojamento para estes estudantes. Muitos senhorios têm visto em nós uma oportunidade para rentabilizar as casas e os quartos que têm", explica André Rodrigues Pereira, responsável pelas operações da Uniplaces em Portugal. 

"Existem alguns que alugam casas para a época turística nos meses de Verão. Depois para o resto do ano usam a Uniplaces para manter a casa arrendada por mais tempo", afirma, sublinhando que os 10 mil quartos para arrendar em Portugal pertencem a mais de três mil proprietários particulares e profissionais.

Em relação às nacionalidades que usam a Uniplaces, 80% dos portugueses que a usam é para arrendar quartos em Portugal, enquanto os restantes 20% arrendam no estrangeiro. 

No entanto, do total de arrendamentos em Portugal, apenas 20% pertencem a estudantes nacionais, com os estudantes espanhóis e brasileiros a obterem uma percentagem de 10% cada um.

Uma das vantagens da plataforma é a garantia Uniplaces, aponta André Rodrigues Pereira. "Um exemplo: um estudante compromete-se a arrendar a casa por seis meses mas sai ao fim de três. Então, a Uniplaces toma uma de duas decisões. Ou encontra outro estudante para ocupar os restantes meses ou então acciona um seguro que garante o valor que tinha sido contratado ao senhorio".



pub