Exportações de calçado voltam a subir
As exportações de calçado voltaram a subir no ano passado, tendo o sector vendido mais de 81 milhões de pares para o exterior, um aumento de 3,2% face a 2015 e que totaliza 1.923 milhões de euros.
PUB
A associação do sector, a APICCAPS, diz que estes valores são "um novo máximo histórico". "Este é o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas nos mercados externos. Desde 2009, as exportações já aumentaram mais de 55%. O calçado português cresceu em praticamente todos os mais relevantes mercados externos", referiu a associação em comunicado.
As exportações nacionais estão a aumentar para todos os principais mercados do calçado nacional, "com excepção do Reino Unido", garantiu a APICCAPS. As taxas de crescimento mais elevadas são em mercados menos tradicionais para o calçado: "China (3108%), Emirados Árabes Unidos (608%), Estados Unidos (461%), Austrália (363%) e Polónia (295%)", referiu a associação.
PUB
O preço médio de exportação subiu 24%. "Entre os principais produtores mundiais de calçado, Portugal apresenta mesmo o segundo maior preço médio de exportação", referiu a APICCAPS.
Estes dados são divulgados na véspera da Micam, a maior feira de calçado do mundo, que terá lugar a partir deste Domingo, em Milão e onde estarão 97 empresas. O evento conta com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais calçado Micam Reino Unido China Emirados Árabes Unidos Estados Unidos Austrália Milão Manuel Caldeira Cabral APICCAPSAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda