Importações baixam preço do calçado para mínimos de 17 anos
O preço do calçado vendido em Portugal está em mínimos de 17 anos devido às importações sobretudo da Ásia, revela esta sexta-feira o Expresso. Os preços de venda do calçado ao consumidor têm estado sempre a cair desde 2008, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) analisados, contrariando a evolução do índice geral de preços no consumidor (IPC) em Portugal. A queda acumulada é já de 34%.
"Isto significa que, em termos reais [ou seja, tendo em conta o impacto da inflação], o preço caiu para metade", no calçado entre 2008 e 2025, refere Manuel Caldeira Cabral, professor da Universidade do Minho e ex-ministro da Economia. O ex-governante destaca que este setor é a prova de que "a globalização pode ser positiva para os consumidores". "Em muitos produtos industriais houve uma tendência clara de redução dos preços", diz.
PUB
Essa queda no preço é explicada pelas importações portuguesas de calçado. Em comparação com 2008, as compras de calçado ao exterior aumentaram mais de 80%, sendo que muitas dessas importações vêm da Ásia. A China, a Índia, a Indonésia e o Vietname são os principais fornecedores nacionais desse tipo de bens.
Mais lidas
O Negócios recomenda