Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Apifarma: Governo pode não ter acautelado quantidade suficiente da vacina da gripe

Houve um crescimento de portugueses a procurar a vacina contra a gripe e o Governo pode não ter acautelado isso, admite João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, que afasta responsabilidades da indústria.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A vacina da gripe este ano não chegou para os pedidos. João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, admite que o Governo possa não ter acautelado a quantidade de uma procura que cresceu.

O presidente da associação portuguesa da indústria farmacêutica explica que a vacina da gripe é comprada, todos os anos, pelos estados e as quantidades variam. "Depende sempre de as autoridades de saúde comprarem a tempo e horas a quantidade de vacinas que acham ideal para vacinar a população portuguesa", explica, admitindo, assim, que "eventualmente não terá sido acautelada a sua compra pelo governo".

Mas também acrescenta que "a verdade é que a maior parte das pessoas não se vacinava normalmente para a gripe". Mas este ano "não há ninguém em Portugal que não esteja suficientemente sensibilizado para esta matéria e toda a gente disse 'eu vou-me vacinar este ano para a gripe'. E isso obviamente atirou a procura da vacina da gripe para números muito maiores".

Sabiam eles que isto iria acontecer? "Poderia acontecer ou poderia não acontecer".

Mas não antecipa problema semelhante na vacina contra a covid-19.



Ver comentários
Saber mais Apifarma João Almeida Lopes vacina gripe
Outras Notícias