Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maior diamante em mais de um século foi desenterrado no Botswana. Acções disparam 35%

O maior diamante em mais de 100 anos foi desenterrado no Botswana. O diamante de 1.111 quilates tem sensivelmente o tamanho de uma bola de ténis e foi descoberto pela empresa Lucara Diamond Corp.

Bloomberg
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 19 de Novembro de 2015 às 15:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O diamante descoberto no Botswana tem 1.111 quilates e a empresa que o desenterrou, a Lucara Diamond, garante que é o maior do século, escreve esta quinta-feira, 19 de Novembro, a Bloomberg.

 

Além de ser o maior do século, este é o segundo maior diamante de sempre, apenas atrás do diamante Cullinan de 3.106 quilates, descoberto em 1905, fazendo parte das jóias da coroa britânica.

 

O diamante tipo-IIa desenterrado pela empresa canadiana Lucara, foi descoberto na mina de Karowe, no Botswana.

 

A mina de Karowe, explorada pela Lucara, rivaliza com a mina de Letseng, no Lesotho, da rival Gem Diamonds, como a fonte das melhores e maiores pedras. A Gem Diamonds detinha o anterior recorde de maior diamante do século, com um diamante de 603 quilates.

 

"É quase impossível estimar o valor de uma pedra tão extraordinária, dado que a avaliação depende da cor, claridade e características como o corte e o polimento", referiu Edward Sterck, analista da BMO Capital Markets, ouvido pela Bloomberg.

 

A Lucara Diamonds vendeu um diamante de tipo-IIa de 341,9 quilates em Julho deste ano por 20,6 milhões de dólares (19,2 milhões de euros).

 

"O comprador final será provavelmente um coleccionador de diamantes ultra valiosos", disse Martin Potts, analista da indústria mineira da FinnCap. "Haverá um grande prestígio em ter o maior diamante que não faça parte de uma colecção real", concluiu.

As acções da Lucara Diamonds reagiram em forte alta a esta descoberta, seguindo com uma valorização de 34,78% para 2,17 dólares canadianos.

Ver comentários
Saber mais diamantes Botswana Lucara Diamond Corp
Mais lidas
Outras Notícias