Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa australiana descobre diamante com mais de 400 quilates em Angola

As acções da Lucapa estão a disparar mais de 28% depois de esta anunciar a descoberta de uma pedra preciosa com mais de 400 quilates, o maior diamante alguma vez encontrado em Angola.

Bloomberg
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 15 de Fevereiro de 2016 às 15:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A empresa de diamantes Lucapa anunciou a descoberta de um diamante com mais de 400 quilates, o que fez as acções da firma com sede em Perth, na Austrália, disparar. A pedra preciosa foi encontrada na região da Lunda Norte, em Angola, e é o maior diamante alguma vez encontrado no país.

A pedra preciosa tem 404,2 quilates, pesa cerca de 80 gramas, e é o quarto diamante com mais de 100 quilates recuperado na exploração do Lulo, em Angola, na província da Lunda Norte, escreve a Business Insider (BI).

A maior pedra preciosa encontrada na exploração Lulo tinha 133,4 quilates. A exploração, que começou em Agosto de 2015, já permitiu recuperar mais de 60 pedras especiais.

Segundo o BI, trata-se do maior diamante alguma vez descoberto em Angola. O recorde anterior pertencia a uma pedra com 217,4 quilates, descoberta em 2007, e que pertencia à empresa Angolan Star, ou Estrela Angolana.

Este diamante com mais de 400 quilates está no 27º lugar entre os maiores do mundo e é o maior alguma vez descoberto por uma empresa australiana.

"Sempre enfatizamos a natureza especial campo de diamantes do Lulo e esta descoberta – juntamente com os outros diamantes com mais de 100 quilates recuperado só este ano – é a maior prova disso", disse Stephen Wetherall, CEO da Lucapa, que actua em parceria com a Endiama e a empresa Rosas & Pétalas.

As acções da Lucapa seguem a valorizar 28,12% para 0,41 dólares australianos, o equivalente a 0,26 cêntimos de euro ao câmbio actual.

Ver comentários
Saber mais diamante pedras preciosas Lucapa Angola Lunda Norte Endiama
Mais lidas
Outras Notícias