Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Encerramento das 16 lojas da Aerosoles põe em risco empresa de Esmoriz

As nove lojas de Portugal e as sete de Espanha vão encerrar no fim de Fevereiro, levando ao despedimento de 45 funcionários.

Salomé Pinto salomepinto@negocios.pt 14 de Fevereiro de 2018 às 12:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A falência do grupo norte-americano Aerogroup International, dono da marca de sapatos Aerosoles, pode colocar em risco a empresa de Esmoriz, MoveOn, que detém a licença de produção e comercialização da marca na Europa, Índia e África do Sul, revelam esta quarta-feira os jornais Expresso  e Dinheiro Vivo.

O primeiro impacto vai ser o encerramento da rede de lojas da Aerosoles em Portugal (nove) e Espanha (sete), o que vai levar ao despedimento de 45 funcionários, revela o director-geral da MoveOn ao Expresso. E acrescenta ao Dinheiro Vivo: "Foi um ano mau. Muito mau. O Aerogroup International está em liquidação e deixou-nos um rombo de quase dois milhões de euros por receber". Os Estado Unidos absorviam 40% da produção e com a insolvência da casa-mãe a empresa de Esmoriz deixou de fabricar 200 mil pares de sapatos.

A sobrevivência pode estar em risco, mas Fernando Brogueira tem já uma carta na manga. Em declarações aos jornalistas no stand da feira de calçado de Milão (Micam), apresentou a nova marca de sapatos da empresa: a Saydo. O objectivo é produzir sapatos de homem e senhora com o mesmo conceito de conforto da Aeroroles, mas para "um consumidor mais jovem, na casa dos 30 a 40 anos".

A MoveOn terá, este ano, um prejuízo de cerca de 2,5 milhões de euros. A empresa é o que resta da Investvar, que chegou a ser o maior grupo de calçado nacional, com 600 trabalhadores distribuídos por quatro fábricas, além de uma rede de 120 lojas em toda a Europa.

Em 2009, quando recorreu aos tribunais em situação de falência, acumulava cerca de 40 milhões de euros de dívidas. Só os prejuízos de 2008 foram de 20 milhões. Entretanto, a empresa foi comprada pela ECS Capital, o fundo de recuperação de empresas detido pelo Estado e pelos cinco maiores bancos nacionais que eram, também, os maiores credores da Investvar, e vendida, em 2010, aos indianos da Tata International, que renegociaram o uso da marca Aerosoles.

Ver comentários
Saber mais Aerogroup International Aerosoles Esmoriz MoveOn Portugal Estado Unidos Informação sobre empresas falência Micam calçado sapatos
Mais lidas
Outras Notícias